4ps do Marketing: Tudo sobre

Jerome McCarthy e Philip Kotler são os responsáveis por um dos conceitos mais utilizados da Publicidade e Marketing. Trata-se exatamente dos 4ps.

Certamente você que estudou ou estuda as relações de publicidade e marketing dispensa uma grande quantidade de tempo para aprender muito bem o significado dos famosos 4ps do marketing.

Neste antigo não falaremos apenas de detalhes comuns encontrados por essa internet acerca desse tema. O que pretendemos é explicar exatamente o que são esses 4ps e a sua real importância para o seu negócio se manter firme mesmo em momentos de crise.

Mas antes de adentrarmos a questão dos 4ps do marketing, é necessário darmos algumas palavrinhas sobre o que é marketing.

Entenda o que é marketing

Marketing é uma palavra inglesa que em português pode ser traduzida como mercado, ou simbolizar o ato de comercializar. Quando acrescentamos a finalização “ing” estamos dizendo que representa uma ação que acontece no momento.

Dessa forma, a aplicação seria algo como ” a comercialização que está acontecendo no agora “.

Mas este é apenas um conceito e uma tentativa bem didática de explicá-lo. É importante saber que na prática, temos um conjunto de funções que visam tão somente fazer com que seus produtos e serviços sejam adquiridos pelas pessoas.

É nessa ação que podemos falar então dos 4ps do marketing.

Entenda o que são os 4ps do marketing

Os 4ps do marketing são também conhecidos como composto de marketing ou até mesmo como um mix de marketing. Eles representam os pilares mais básicos das estratégias de marketing, que são:

Produto

Preço

Praça

Promoção

É necessário que estes Pilares estejam equilibrados entre si para que de fato ocorra uma influência no seu público-alvo e ele adquira seus produtos e serviços.

Para que você entenda perfeitamente o funcionamento dos 4ps do marketing vamos falar mais detalhadamente sobre cada um deles.

O P de produto

É importante destacar que neste sentido a palavra produto também se refere a serviço. E nós sabemos que qualquer empresa precisa ter o seu produto ou serviço próprio para oferecer aos clientes.

Mas não é apenas nesse sentido que se cria o produto. Ele também está relacionado com a sua equipe de trabalho que precisa compreender e fazer a definição daquelas características peculiares ao produto.

Para entender as características e os atributos, é interessante que você responda a pelo menos oito perguntas:

– quais as necessidades que o produto deve satisfazer no cliente?

– quais as funções que ele deve possuir?

– de que forma, quando e onde o cliente fará uso do produto?

– como o produto é fisicamente?

– é possível utilizar formas, tamanhos e cores distintas?

– qual o nome do produto?

– qual a marca desse produto?

– qual a diferença entre o seu produto e os demais existentes no mercado?

O P de Preço

Esse Pilar do marketing é importante à medida que define o futuro da sua empresa. O preço é aquele valor que você cobrará pelo produto ou serviço que oferecer ao cliente.

Ele define a sobrevivência de sua empresa por que é com o dinheiro que você consegue adquirir os insumos, pagar os fornecedores e os funcionários, e ganhar o lucro.

Para este pilar você também deve dar respostas às seguintes perguntas:

– qual o valor do seu produto em dinheiro?

– quais as faixas de preço?

– como se comporta o seu cliente diante do preço?

– quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo produto ou serviço?

– é necessário criar preços específicos para um público segmentado?

O P de Praça

A praça refere exatamente a colocação no mercado. Ele está diretamente ligado à forma como o seu cliente encontra você e os seus produtos e serviços.

O Pilar praça está ligado com os seus canais de distribuição.

Também é necessário responder algumas perguntas:

– em qual lugar o público-alvo compra os produtos e serviços?

– o estabelecimento é físico ou virtual?

– quais canais de distribuição você utiliza?

O P de Promoção

Nesse caso a promoção não está ligada a descontos e liquidações. Esse Pilar se refere à ação de promover a sua marca e seus produtos e serviços, de forma que a informação chegue até o seu público-alvo.

Nesse caso ele serve para que você tire a sua empresa do desconhecido e coloque ela na rota dos clientes.

Para isso, responda as seguintes questões:

– quando e onde é possível transmitir as mensagens de marketing ao público-alvo?

– quais são os melhores canais de relação com seu público-alvo?

– como a concorrência promove seus produtos e serviços?

– a concorrência influi nas suas ações de promoção? Como?

A importância dos 4ps aplicados em sua empresa é que eles podem nortear o seu negócio ao definir como vender mais e como ser efetivo na prospecção e manutenção de seus clientes.

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