Chatbots: O que é e como usá-lo ao seu favor

Só pelo nome chatbots já é possível ter uma noção do que se trata: São robôs que conversam com as pessoas por meio de um chat. Mas o significado deles não é apenas isso.

Os chatbots são considerados atualmente como uma revolução dentro das relações entre a tecnologia, as pessoas e as marcas.

Isso porque ele tem total influência nas pessoas e nas operações de suporte e atendimento das empresas que oferecem serviços online.

Dessa forma tanto as pessoas, enquanto clientes, como as empresas têm a ganhar. Os chatbots são considerados o futuro do relacionamento entre as empresas e seus clientes ativos e em potencial.

O que é um chatbot

Na teoria é correto afirmar que o chatbot é um programa de computador utilizado pelos usuários para conseguir respostas às suas questões. Porém, a sua aplicação vai além disso.

Um chatbot é de fato um robô criado na forma de programa de computador para se comunicar automaticamente com os usuários.

Alguns chatbots possuem Inteligência Artificial e a cada nova conversa com o usuário eles aprendem e aplicam em conversas futuras.

Mas ainda existe no mercado os chatbots que se comunicam apenas por meio de regras. Isso de fato resume bastante as suas possibilidades de um atendimento satisfatório ao usuário. Mas estes chatbots tendem a evoluir também.

Isso porque a evolução destes está baseada na possibilidade de criação de um robô que aprende com o usuário através das técnicas que chamamos de machine learning, que em português quer dizer aprendizado de máquina.

Não é fácil desenvolver um software em que o robô utilize a técnica de machine learning. Mas o interessante e importante neste momento é que tecnologicamente essa condição já é viável.

Muitos profissionais acreditam que 80% dos chatbots que utilizam a técnica machine learning conseguem atender sozinhos seus usuários.

Para que servem os chatbots

Existem diversos empregos para os chatbots. Iremos agora listar aqueles que são considerados por nós como os principais:

Otimização no atendimento ao cliente

No atendimento ao cliente muitas situações se repetem, então com o chatbot quando o usuário tem a mesma pergunta que já foi feita anteriormente por outro usuário, o chatbot já utilizou o atendimento e então dá ele a resposta necessária.

Relacionamento com leads e público-alvo

Os chatbots se relacionam diretamente com o marketing de conteúdo podendo ser utilizado para o relacionamento com leds e seus clientes ao oferecer conteúdos de fundo e de topo de funil.

Compartilhamento de informações

Também é possível que a empresa desenvolva um chatbot que somente a equipe de organização tenha acesso para compartilhamento de informações.

Atendimento ao usuário no local onde ele está

Os usuários de sua empresa estão espalhados em vários lugares, e com o chatbot você consegue entrar em contato com eles e vice-versa aonde quer que eles estejam.

Automatização das vendas

As vendas dos produtos e oferecimento dos seus serviços são facilmente automatizados com o uso dos chatbots. Basta imaginar como funciona o Uber, em que o usuário entra em contato com a empresa e logo tem um carro disponível para levá-lo a qualquer lugar.

Chatbot: Como criar e usá-lo ao seu favor

A primeira questão que deve ser respondida para criação de um chatbot é: Do que se trata esse chat? Uma segunda pergunta é: Por que as pessoas gostariam e usariam o seu chatbot?

Responda essas duas perguntas identificando quais são as oportunidades relativaa as vendas e sua automação como também ao marketing do seu negócio.

Leve em consideração como é feito o processo de atendimento aos seus clientes. Observe que se sua equipe efetuaa procedimentos manuais repetitivos, é necessário pensar na possibilidade de automatizar esses procedimentos.

Dessa forma crie seu chatbot atentando para:

O fluxo das mensagens

De início determine por onde os seus clientes irão começar. A partir disso imagine as perguntas feitas pelos seus usuários e as respostas que o chatbot pode oferecer para elas.

O tom de voz

Uma marca para estar no chatbot precisa ter um tom de voz que defina sua personalidade. Adapte essa tonalidade para uma conversa via chat.

Crie o seu chatbot

Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para criação de chatbots. Como exemplo citamos algumas: blip.ai, chatfuel.com, api.ai e o chatclub.me

Algumas empresas são especializadas na criação de chatbots e por esta razão elas possui condições de adaptar e personalizar o seu chatbot para o seu negócio especificamente.

Faça a divulgação do seu chatbot

Utilize as técnicas de Inbound Marketing para fazer a divulgação do seu chatbot. Dessa forma, crie as campanhas de e-mail e envie para seus clientes ativos e em potencial, faça publicações em todas as suas redes sociais e também no blog de sua empresa.

Se preferir também poderá fazer propagandas pagas com programas como o Adwords e o Facebook Ads.