Clube de Assinatura. Vale a pena investir nesse modelo de negócio?

O e-commerce chegou para revolucionar o mercado financeiro fazendo uso da internet. E o resultado disso é que tem crescido bastante a procura de pessoas por comprar e vender utilizando a rede de computadores.

Para isso acontecer diversas amenidades são vistas, como exemplo a comodidade por não precisar sair de casa bastando buscar os produtos em diversas lojas online, e ainda usufruir de preços bem abaixo dos que são cobrados nas lojas físicas.

Dentro desse fenômeno digital tem se destacado o clube de assinatura, que você certamente já ouviu falar sobre ele. Neste artigo iremos tratar a questão se vale a pena investir nesse modelo de negócio.

Para entender bem essa questão iremos dividir o artigo em duas seção. A primeira falaremos de forma didática o que é um clube de assinatura; e a segunda seção mostraremos as vantagens de um clube de assinatura.

O que é um clube de assinaturas

Para iniciar a compreensão imagine o contrato que você fez com a TV a cabo. A partir dele foi adquirido com pacote de canais de TV onde você assiste no conforto da sua casa e paga um valor fixo mensal.

O clube de assinatura que estamos tratando neste artigo tem a mesma ideia, a questão é que aqui ele é voltado para os produtos digitais, ou seja, os infoprodutos.

No clube de assinatura você também paga um valor mensal ou diário conforme o negócio, fazendo assim a assinatura do serviço e o recebendo de forma regular em seu dispositivo.

Para ficar bem prático lançaremos mão de um exemplo:

Imagine o serviço oferecido pelo Spotify. Com ele você paga um valor mensal abaixo de R$ 30,00 e tem acesso ilimitado ao serviço de streaming onde é possível você ouvir música de onde quer que esteja sem sequer consumir um dado de memória do seu dispositivo.

Mas você pode até se perguntar por que então assinar pagando por um serviço mensalmente se é possível tê-lo de graça!

A questão é que com assinatura de um serviço, fazendo então parte de um clube de assinatura você se tornará um usuário pro ou premium com possibilidade de ter acesso àquelas funcionalidades que são exclusivas, como por exemplo, no caso do Spotify, o usuário consegue ouvir música em estado offline e pular faixas de forma ininterrupta.

Perguntas para responder antes de criar um clube de assinatura

Você não deve sair por aí criando um plano de assinatura sem antes fazer um planejamento. A nossa dica é que você procure responder as quatro grandes perguntas, que listaremos na sequência:

– o que eu vou oferecer de vandagens para meus usuários?

– o que eu posso fazer para melhorar a experiência de meus usuários?

– como implementar mudanças de forma a deixar o meu negócio sustentável?

– esta ou estas mudanças agregam valor ao meu negócio?

Você deve pensar na resposta dessas quatro perguntas. Esse é um raciocínio permanente que deve prevalecer em seu planejamento global.

Quais as vantagens de um clube de assinatura

Existem diversas vantagens para você criar um clube de assinatura. Na sequência iremos indicar algumas delas:

1. A fidelização dos clientes

Uma das grandes vantagens de um clube de assinatura é a condição de fidelizar os clientes por um tempo bem maior, que pode se estender por anos.

Durante esse tempo você terá condições de oferecer os diferenciais do seu produto ou serviço podendo aumentar o seu Lifetime Value.

2. A receita é contínua

O clube de assinatura funciona com cobranças diárias ou geralmente mensais, isso significa que a receita se torna contínua e certa, o que livra o empreendedor de possíveis problemas da sazonalidade e das oscilações comumente encontradas no mercado.

Você consegue ter o controle exato de quantos assinantes estão ativos e dessa forma terá como saber a sua receita exata para um determinado mês, o que não dependerá de novas ativações de assinantes para traçar políticas de desenvolvimento.

3. Facilidade em receber o feedback

Existe uma facilidade bem grande de você receber o feedback de seus assinantes, devido ao contato direto com ele e por um tempo mais prolongado. Dessa forma, isso revela um negócio também no horizonte: A possibilidade de testar novos produtos.

Imagine que você oferece o curso de aprendizagem de inglês, e agora pretende incrementar a este informações sobre os países de língua inglesa.

Para saber se isso realmente vai funcionar, basta simplesmente lançar o incremento aos assinantes e monitorar os acessos e utilizações. Fique atento aos comentários que virão e faça aquelas otimizações que julgar necessário.

4. Outras funcionalidades

Algumas plataformas como a Hotmart disponibilizam um espaço que é chamado de clube do assinante, onde você que oferece os produtos digitais poderá reunir os seus membros ou assinantes de forma exclusiva, gerando assim uma nova funcionalidade para o seu negócio.