Como definir objetivos estratégicos para o seu negócio

Você já definiu os objetivos estratégicos para o seu negócio? Saiba que um plano estratégico é essencial para todo tipo de negócio, independente de ser pequeno, médio ou grande.

Além da necessidade de criar os objetivos estratégicos e lançá-los no papel, sua equipe deve estar informada de todas as metas e objetivos e formas de consegui-los.

Se você ainda não definiu os objetivos estratégicos para o seu negócio, saiba que ainda existe tempo para isso, e com este artigo pretendemos traçar o passo a passo de como fazer o plano estratégico da sua empresa.

A princípio, o plano estratégico de qualquer negócio deve seguir 5 passos, que são:

– a missão

– os objetivos estratégicos

– os objetivos táticos

– os objetivos operacionais

– e o orçamento empresarial

Na sequência, mencionaremos com mais detalhes sobre cada um desses passos apresentados.

Os objetivos estratégicos

1. Definição da missão da empresa

O primeiro passo a ser tomado para a criação dos objetivos estratégicos é definir a missão, e os valores de sua empresa. É a partir deste que o seu negócio terá um foco e tudo andará segundo o que ficar determinado.

A missão diz respeito ao propósito fundamental de sua empresa. Nela deve constar a finalidade e o motivo que levou à criação do seu negócio. Geralmente a missão da empresa é imutável.

A visão se refere ao futuro da organização. Ao contrário da missão, esta pode ser mutável uma vez que é determinada para um certo período de tempo.

Por sua vez os valores referem aos comportamentos, atitudes, crenças e decisões necessários para atingir e concretizar a missão da empresa.

2. Definição dos objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos são definidos a partir da visão estabelecida no passo anterior. Trata-se de metas da empresa e que se relacionam diretamente com a missão desta.

A nossa dica é que estabeleça os objetivos estratégicos sempre utilizando um verbo de ação, e o quantificando.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos que você pode criar para sua empresa:

– aumentar a satisfação nos atendimentos em até 90%

– reduzir os custos de produção em até 10%

– aumentar a reciclagem dos funcionários em até 20%

3. Definição dos objetivos táticos

Os objetivos táticos se referem as metas e diferentemente dos objetivos estratégicos, eles abrangem cada departamento da organização separadamente.

Dessa forma são considerados objetivos departamentais, sendo que a área de finança, de marketing, de produção, de recursos humanos etc, cada qual possui os seus objetivos táticos, ou seja, tem suas metas específicas.

Os objetivos táticos são criados para que os objetivos estratégicos sejam de fatos alcançados. Conheça agora alguns exemplos de objetivos táticos:

– garantir atendimento em até duas horas;

– garantir que produtos defeituosos não sejam comercializados;

– garantir que 50% dos funcionários sejam graduados

4. Definição dos objetivos operacionais

Os objetivos operacionais são os planos de ação. Eles são objetivos específicos e se relacionam diretamente com a execução das operações de cada setor. Dessa forma, estão atreladas à tarefa e à operação propriamente dita.

Os objetivos operacionais devem ser criados como projetos ou planos de ação, de forma que sejam subdivisões dos objetivos táticos. Isso porque os objetivos operacionais devem garantir que os objetivos táticos sejam alcançados.

Conheça agora exemplos de objetivos operacionais:

– implantar um sistema de rastreamento de produtos;

– implantar um sistema de qualidade na produção;

– fechar parceria com Centro de Estudos para reciclar funcionários.

5. Elaboração de orçamento empresarial

É muito comum ouvirmos falar que o orçamento Empresarial é a conversão do planejamento estratégico em números, e isso é uma pura verdade.

No planejamento estratégico, a empresa estabelece a visão e baseado nisso cria os objetivos estratégicos. Por sua vez, subdivide estes em metas traduzindo no que chamamos de objetivos táticos.

Na sequência cria-se os planos de ação que facilitarão o atingimento dessas metas. Com tudo isso no papel e na prática, é hora de converter essas ideias em números com o chamado orçamento empresarial.

Com o Orçamento Empresarial sua empresa responderá às seguintes questões:

– quanto pretende faturar;

– qual o limite para os custos e as despesas;

– quais investimentos pretende realizar

– como acompanhar esses números ao longo do semestre ou do ano.

Na prática, o orçamento empresarial irá converter as seguintes ideias:

– as metas que visam o faturamento serão convertidas em projeções de vendas

– as metas que buscam capacitar os funcionários irão ser convertidas em projeções de despesas operacionais

– a ideia de implantar o sistema de rastreamento será convertido em investimento operacional

– o objetivo de melhorar os processos de produção será convertido em projeção de custos produtivos.

Se você já definiu para sua empresa a missão, a visão e os valores então já foi dado um importante passo. Basta apenas revisar e atualizar para que se possa criar os objetivos estratégicos, os táticos e os operacionais.