Como elevar a sua produtividade com Inside Sales

Seus colaboradores estão gastando muito tempo para conseguir um lead? Além do tempo, os gastos com diárias em hotéis, passagens, gasolina, alimentação e outros estão saindo caro para sua empresa?

Se a sua resposta foi sim, então está na hora de você conhecer as vantagens do Inside Sales! Não se preocupe se você ainda não conhece esse método para elevar sua produtividade. Isso porque neste post iremos tratar dessa questão.

Nossa intenção é mostrar para você como é interessante e necessário utilizar o Inside Sales em seu negócio. Mas para isso, antes iremos discutir do que se trata o Inside Sales.

O que é o Inside Sales

Trata-se de uma técnica capaz de elevar a sua produtividade nas vendas. Ela é aplicada com o uso da tecnologia e de forma virtual. Isso significa que o vendedor e o cliente não terão a princípio um contato físico, mas apenas se comunicarão remotamente.

Para aplicar o Inside Sales você deverá fazer uso do skype, ou WhatsApp, ou o e-mail, ou até mesmo o velho e conhecido telefone. É algo parecido com o telemarketing, mas não é telemarketing.

Para que você compreenda na sua essência, vamos mostrar através de um exemplo o que é o Inside Sales.

Imagine uma empresa do tipo SaaS cuja vende um software para gestão de vendas. Seus clientes estão espalhados por todo esse imenso Brasil. Dessa forma fica inviável vendedores porta a porta para vender a toda essa clientela.

Além disso, os vendedores gastariam muito tempo para poder explicar o funcionamento desse software. E ao final de todo o processo haveria muitos gastos.

A solução racional encontrada é, sem dúvida, utilizar o Inside Sales através do atendimento por vídeoconferência, e-mail e telefone.

O que é essa empresa de SaaS ganhou com o emprego do Inside Sales?

São diversos os benefícios que a empresa ganha com aplicação do Inside Sales como, por exemplo, citamos alguns:

– a empresa não gasta com deslocamentos de vendedores;

– os vendedores ganham tempo para se dedicarem especialmente às vendas;

– os vendedores têm condição de se preparar melhor para conversar com determinado cliente;

– os clientes ficam mais à vontade pois não sofrem uma abordagem tão incisiva.

A partir de todos esses ganhos, o resultado é a elevação da sua produtividade com a utilização do Inside Sales.

As vantagens com Inside Sales

Com a aplicação da técnica inside Sales sua empresa só tende a ganhar, uma vez que reduz de forma significativa os custos com marketing e ainda assim aumenta a produtividade.

Durante a técnica tanto vendedores quanto clientes também ganham com a aplicação. Os vendedores têm mais tempo para se preparar para abordar um lead, e por sua vez os clientes têm condições melhores para tomar decisões.

De uma forma geral as principais vantagens do inside Sales para sua empresa são:

– reduz consideravelmente os gastos de vendedores com transporte, alimentação, hospedagem e outros;

– aumenta consideravelmente a capacidade de atendimento aos clientes;

– reduz consideravelmente o tempo de espera por parte dos clientes;

– a empresa foca no vendedor também;

– reduz consideravelmente as distrações e o stress.

Como aplicar o Inside Sales na sua empresa

Uma vez feita a análise e chegada à conclusão de que aplicação do Inside Sales é viável para sua empresa, então está na hora de seguir os cinco passos básicos para aplicá-lo:

1. Alinhe as ideias com sua equipe

Toda a equipe precisa conhecer o funcionamento do inside Sales, e para isso é necessário alinhar as ideias. Outro benefício em relação a isso é a possibilidade de adquirir leads com possibilidades reais e fechar o negócio.

2. Venda com o Inside Sales

Crie um processo de vendas com a estratégia de Inside Sales para que as atividades dos vendedores sejam direcionados e se identifique mais facilmente os gaps da operação de vendas.

3. Faça uso do Inbound Sales

O Inbound Sales faz uso de todas as informações que foram coletados ao longo do relacionamento com um cliente. Dessa forma, a empresa consegue fazer um atendimento a este de forma personalizada.

Isso é importante à medida que conduz o cliente no funil de vendas.

4. Estabeleça um funil de vendas

Para conduzir seus clientes captados com Inbound Sales através do funil de vendas, é necessário você antecipadamente criar um funil de vendas onde contenha as etapas bem definidas.

Isso é importante à medida que os leads vão passando pelas etapas e aumentando as suas chances de conversão.

5. Faça uso das ferramentas tecnológicas

Analise o tipo do seu público-alvo e utilize as ferramentas tecnológicas adequadas para entrar em contato com eles. Por exemplo, nem todas as pessoas utilizam Skype, dessa forma é necessário analisar se este recurso predomina em seu público-alvo.

Junto a essas ferramentas de contato, você também pode fazer o uso de software de gestão de vendas, onde possa armazenar em um só lugar todas as informações captadas dos leads.

Com o histórico desses de rápido acesso, facilita bastante conduzir o lead pelo funil de vendas.

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