O que é uma Startup e como ter um time fora de série?

Você sabe o que é uma Startup?

E saberia dizer qual a importância de um time fora de série, ou seja, de uma equipe matadora para uma Startup?

Neste artigo pretendemos de uma forma objetiva e clara explicar para você o que significa startup, um termo tão recorrente na atualidade. E vamos além disso, mostraremos a importância de ter um time fora de série para sua Startup!

Depois de aprender tudo certinho não esqueça de deixar aquele comentário ou procurar adicionar a sua dúvida com uma perguntinha! Vamos agora aprender sobre o que é uma Startup?

O que é uma Startup?

No Brasil é comum relacionar o termo Startup a alguma empresa que está iniciando suas atividades. Enquanto outras pessoas afirmam com toda certeza que Startup é uma empresa com baixos custos de manutenção.

Existem também aquelas pessoas que atrelam as startups às empresas que crescem rapidamente e conseguem gerar lucros cada vez maiores. Mas, será que essas definições estão corretas?

Esses conceitos não estão completamente corretos e atualizados, mas certamente é possível tirar deles algumas verdades. Então, de uma forma clara e objetiva, conceituamos uma Startup como:

Um grupo de pessoas que se juntam em torno de uma ideia capaz de gerar um negócio. O trabalho se desenvolve em um ambiente de grandes incertezas, e muitas vezes com pouco investimento. Porém, a possibilidade de gerar uma renda escalonável é a lógica desse negócio.

Startup x Pessoas

Observe que na definição do que é uma Startup, fica claro a existência de pessoas. Isso significa o quão importante é a criação de uma grande equipe, aquele time fora de série que nos referimos no início deste artigo.

Certamente o sucesso de uma Startup virá tanto da ideia empreendedora capaz de gerar rendimentos escalonados, como da necessidade essencial de um time ou equipe genial, formada por um grupo de pessoas com distintas características.

Uma vez que você descobriu objetivamente o que significa quando nos referimos a Startup, é hora de aprender como ter um time fora de série com aptidão suficiente para gerir esse negócio altamente lucrativo, mas que se desenvolve em um ambiente de extrema incerteza.

Equipe fora de série: Habilidades diferentes que se completam

Como ter uma equipe Fora de Série

Para uma startup de sucesso é fato que não basta apenas uma ideia genial, mas que também se crie uma equipe capacitada para por em prática essa ideia. Esse time fora de série deve ser uma equipe completa e genial.

Mas a questão agora é como criar essa equipe fora de série. E quais as características que esse time matador deve ter para alavancar o negócio de sua Startup.

Como construir a equipe

Primeiramente você deve ter ciência de que não consegue fazer todas as coisas sozinho. Mesmo que você tenha conhecimento em diversas áreas, deve saber que não conseguirá realizar todas as atividades sem o auxílio de outras pessoas.

A questão é que dentro de uma Startup o ambiente é incerteza, porém, dinâmico. A quantidade de trabalho tende a aumentar a cada hora ou dia, e dessa forma você não conseguiria realizar todas as tarefas de forma satisfatória.

Além disso, em uma empresa diversas áreas são imprescindíveis, como: a financeira, a jurídica e a de marketing, por exemplo. E ainda Você precisará de pessoas para te dar um apoio ou até mesmo para discordar de suas ideias.

Essa é a parte que você deve cogitar sobre a necessidade de construir a sua equipe. E primeiramente deve buscar um sócio, e para isso você terá que atentar para alguns detalhes:

– O perfil do sócio, se é um visionário ou um comerciante;
– A personalidade do sócio.

O perfil do sócio

Existem três grandes perfis de sócio, você deve analisar e escolher um para a sua Startup. Veja quais são eles:

Hacker
É a pessoa que se responsabiliza pela tecnologia e o desenvolvimento dos produtos da Startup. Está a todo tempo focado no desenvolvimento e na melhoria dos produtos.

Visionário
Tem perfeitamente o caminho desenvolvido, e dessa forma sabe muito bem onde quer chegar. Com sua visão estratégica percebe facilmente o presente e o futuro da Startup.

Vendedor
É aquela pessoa que consegue passar a ideia da Startup para as pessoas e se envolve diretamente na geração de receitas. Consegue facilmente captar clientes e direcionar o crescimento da Startup.

Dica para encontrar o seu sócio

Se você é do tipo visionário, acredite que terceirizar o hacker não é uma atitude de funcionamento de uma Startup. Isso é apenas um exemplo e uma advertência, pois muitas outras situações podem não bater com a realidade da empresa.

A principal dica para encontrar o seu sócio é escolher uma pessoa que possa trabalhar juntamente com você. Em outras palavras, é aquela pessoa que está no mesmo barco e se sente motivada para atender um cliente a qualquer dia e horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *