Conheça os empreendimentos da sua região

Às vezes nos esforçamos para adquirir mais e mais clientes, isto certamente é o papel ideal de todo empreendedor. Porém, muitos poderiam até fazer crescer mais seu negócio se aplicassem algumas estratégias básicas.

Muitos empreendedores buscam conhecer negócios que estão a milhares de quilômetros de seu lugar, esquecendo assim que em sua própria região existem empreendedores e clientes para o seu negócio.

E esta questão se aplica para você freelance empreendedor que precisa encontrar Empreendimentos e clientes para fazer o seu negócio crescer.

Para que isso de fato aconteça, faça contatos com empreendedores de sua região e crie uma rede de clientes fixos.

Neste artigo abordaremos o tema sobre a grande estratégia de conhecer os Empreendimentos da sua região e a partir disso criar clientes fixos localmente.

A rede de contato x clientes fixos

Sabemos que criar uma rede de contatos é algo muito simples e rápido, e o melhor de tudo, é que não custará praticamente nada para você. Mas muitos empreendedores, inclusive os profissionais freelancers, ainda não se atentaram para esta questão.

Diante de uma pergunta do porquê isso acontece certamente a resposta seria Porque é necessário disponibilizar tempo e dedicação. Mas por outro lado, é importante destacar que se você fizer um Network corretamente, as chances de seu negócio crescer serão bem maiores.

A tecnologia tem sido uma grande alavanca para que profissionais freelancer e demais empreendedores coloquem em prática sua habilidade em conectar-se com empresas e pessoas.

Porém, o que frisamos aqui é a estratégia de você buscar conhecer os Empreendimentos da sua região, seja utilizando daquela tecnologia, e até mesmo de forma pessoal, o que engrossa ainda mais os laços de negócios, e a possibilidade de se criar clientes fixos são enormes.

Empreendimentos de sua região x clientes fixos

Por menos desenvolvida que seja sua região ainda assim haverá Empreendimentos, e este certamente são clientes em potencial de sua empresa, ou podem contribuir Por trazer novos clientes para o seu negócio.

Como estratégia vista de uma forma geral, nossa dica é que busque conhecer os empreendedores que atuam em sua região e inclua eles em seu Network.

Procure conhecer como eles trabalham e com o que trabalham. Saiba Quais são as suas necessidades e tentedescobrir de que forma você poderá apresentar soluções para eles.

Inclua os Empreendimentos de sua região em sua lista de contatos e tente estender uma relação aos clientes desses Empreendimentos. Os benefícios serão observados em seu negócio e nesses Empreendimentos e seus respectivos clientes.

Os gastos com deslocamento para prospecção de clientes, bem como os gastos que esses clientes teriam para chegar até um profissional serão absurdamente reduzidos, vistos que as relações serão feitas dentro da própria região com o espaço geográfico reduzido.

Para conseguir essa proeza de fato algumas estratégias são possíveis de serem aplicadas. Na sequência, listaremos as mais utilizadas.

5 estratégias matadoras para conhecer os Empreendimentos de sua região e fazer clientes fixos

Para que um negócio tenha alcançado o sucesso a curto ou Médio prazo, seja ele um negócio freelancer ou não, o interessante é criar clientes fixos. E isto é possível com investimento zero ou quase nulo conhecendo os Empreendimentos de sua região e os incluindo em sua rede de contatos.

Para isso, siga corretamente as três estratégias seguintes que separamos para você:

1. Utilize os laços fracos

Os laços fracos são feitos com pessoas que você até tem algum conhecimento sobre elas, mas não possuem uma relação mais aproximada. Pode ser também pessoas que você sabe que existem mas não tem contato algum com elas.

Manter as relações de negócios somente com os Empreendimentos e clientes já conhecidos pode trazer um vício que é o de perseguir o mesmo caminho e não dispor de novidades. É aí onde entra a estratégia de utilizar os laços fracos.

2. Vá em eventos

Procure participar de eventos de empreendimentos de sua região, mas não somente naqueles ligados a sua área de trabalho. E o que deve ficar bem claro é ter um plano preciso sobre quais contatos você quer para o seu negócio.

Em um evento existem muitas pessoas das quais algumas são clientes em potencial, e outras provavelmente não se interessariam pelo seu trabalho, pois não necessitam ou não têm afinidade.

Procure antes de ir ao evento se certificar quem estará presente, e a partir disso crie uma lista e até mesmo Estabeleça temas de conversas.

3. Não deixe a timidez atrapalhar

Você não precisa deixar a timidez atrapalhar as suas relações de Network. Saiba que em um evento de negócios praticamente todas as pessoas estão interessadas em criar e aumentar sua rede de contatos.

Por esta razão não se intimide e peça licença e se apresente para as pessoas. Você poderá mesmo trocar os cartões, e dê total atenção para aqueles que te procuram para fazer um Network.

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