Customer Development e suas 4 etapas: Conheça agora mesmo

Customer Development

No mundo todo existem badalados processos que visam o desenvolvimento de produtos. Em todos esses são utilizados um conjunto de conceitos e ferramentas que guiam uma certa ideologia sobre a qual gerentes de projetos e outros semelhantes gerenciam a tecnicidade de uma Startup.

Porém, há de se destacar que essas ferramentas muitas das quais são ultrapassadAs e caóticas não se adequando perfeitamente as ideias inovadoras das startups. São geralmente técnicas de gestão tradicionais que não permitem encontrar um público a ser atendido por um produto visionário.

Foi na tentativa de superar essa situação atual que surgiu o conceito de customer development, o qual é desenvolvido através de quatro etapas, a saber: Customer Discovery, Customer Validation, Customer Creation e Company Building.

Neste artigo iremos explicar o que é o customer development e como se processa em cada uma dessas quatro etapas. Acompanhe conosco!

O que é o customer development?

De uma forma bem direta e didática o customer development refere a uma metodologia sobre a qual os empreendedores buscam o Product/Market Fit de sua Startup. Trata-se de um processo que envolve quatro etapas interativas.

Baseado na ideia de que dentro da empresa, em específico nas rodas de conversas ee reuniões internas só existem opiniões, mas no ambiente externo é que são encontrados os fatos tão necessários para que o empreendedor possa validar suas ideias.

Como já falado, o processo de customer development se dá através de quatro passos interativos e que devem ser aplicados com extrema rigorosidade ao mesmo tempo que com flexibilidade.

A explicação é que deve haver rigor nos objetivos, e em relação aos métodos deve haver flexibilidade, pois esses referem ao tipo de negócio de cada Startup.

A metodologia de customer development foi desenvolvida por Steve Blank. Em seus escritos Blank afirma que durante o processo o empreendedor pode muitas vezes recorrer a ferramenta de modificação de sua ideia inicial.

A ideia é que o processo de customer development aconteça de forma paralela ao processo de desenvolvimento do produto ou serviço. Feito dessa forma, os riscos de mercado serão minimizados.

Vamos agora conhecer cada uma das quatro etapas que compõem a metodologia de customer development.

Customer development e suas 4 etapas

Customer Discovery

Esta é a primeira etapa da metodologia proposta por Steve Blank. Aplicação dessa etapa se inicia a partir da procura pela resposta da seguinte questão: O público-alvo, ou seja, os clientes querem mesmo o produto ou serviço que sua Startup oferece?

A busca pela resposta deve ser pautada através de testes das hipóteses de mercado, e com isso permite que os criadores da Startup tenham um conhecimento pleno sobre os problemas dos clientes sobre os quais o produto deverá resolver.

E além disso, os fundadores também devem fazer uma análise profunda para descobrir se o produto ou serviço oferecido atende de fato as necessidades dos clientes.

Customer validation

Esta é a segunda etapa da metodologia de customer development, e a pergunta sobre a qual os fundadores da Startup deve perseguir para encontrar a resposta é se seu público-alvo irá realmente pagar pelo produto ou serviço oferecido.

A busca pela resposta envolve os processos de venda e distribuição. Nessa etapa o empreendedor deve prezar pela necessidade de desenvolver um modelo que seja escalável e replicável.

Customer creation

Esta é a terceira etapa do customer development que busca facilitar à Startup o encontro de seu Product/Market Fit. É nesta etapa onde o empreendedor fará o seu Marketing Launch. Mas atenção para isto: Em nenhuma outra etapa da metodologia o Marketing Launch poderá ser feito, senão a de customer creation.

Nesta etapa a ideia é criar uma demanda que seja capaz de escalonar as áreas referentes ao marketing e as vendas.

Company Building

Na quarta e última etapa da metodologia de customer development a ideia principal é transformar a Startup, que até então estava numa fase de aprendizado, para uma fase de execução plena.

É nesta etapa onde o empreendedor tem em mãos o desafio de crescimento com intuito de atingir os clientes mainstream.

As fases principais do customer development

O customer development é distribuído ao longo de duas fases, a saber:

A primeira fase engloba as duas primeiras etapas Customer Discovery e Customer Validation, onde o empreendedor procura de fato o tipo de negócio. Nesse momento existe uma grande interação e aprendizado. O Product/Market Fit ainda está sendo procurado.

A segunda fase abrange a terceira e quarta etapa do customer development, que são as de Customer Creation e Company Building. Neste momento a procura é pelo crescimento e entrada na fase de execução.

Aqui é o momento onde o Product/Market Fit já foi encontrado e também definido o modelo de vendas que seja escalável. A partir de então a empresa tem tudo para crescer, sendo portanto um momento ideal para buscar investimentos e investir no negócio.

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