Explicando escalabilidade de uma forma simples

Você certamente já ouviu falar em negócios escaláveis. Esse termo tem sido mais utilizado desde que as Startup passaram a fazer sucesso no mercado. Afinal, uma das características desse tipo de negócio é a escalabilidade.

Mas outras empresas de diferentes características também passaram a desejar escalabilidade de forma a gerir o crescimento seguro com benefícios palpáveis a longo prazo.

Neste artigo iremos explicar a escalabilidade de uma forma bem simples, abordando desde o que é um negócio escalável, suas vantagens e como tornar o seu negócio escalável.

Continue lendo e aprenda tudo sobre negócio escalável de uma forma simples, prática e didática!

O que é um negócio escalável

De uma forma bem direta e didática podemos afirmar que um negócio escalável é aquele que consegue se desenvolver e ampliar suas atividades sem aumentar progressivamente os custos de investimento.

Então se você conseguir imprimir essa característica em seu negócio certamente ele irá se desenvolver sustentavelmente sem aumentar consideravelmente os custos.

O negócio escalável consegue atender mais pessoas sem que necessariamente contrate mais pessoas para fazer isso, ou mesmo aumentar o espaço para as atividades, o que levaria também a aumento de custos.

Negócio escalável é um modelo de negócio replicável o que gera lucro mesmo sendo executado em uma estrutura bem enxuta.

Quais as vantagens de um negócio escalável

Com o desenvolvimento das Startup e também a necessidade de outros tipos de empresa basear em seus negócios na escala escalabilidade, muito se tem aprendido sobre os benefícios desse tipo de negócio.

Assim para que você tenha ciência do quão vantajoso é um negócio escalável, listaremos algumas das suas principais vantagens:

Negócio robusto

A robustez de um negócio escalável está no fato de que os processos são facilmente replicados sem que para isso aumente necessariamente os custos. Embora alguns valores sejam investidos, mas ainda assim não são proporcionais ao crescimento.

Com os custos baixos, a empresa consegue lidar melhor com as incertezas do mercado. As crises poderão vir, porém a Startup deverá continuar suas atividades visto que sua característica é trabalhar de forma enxuta.

Negócio Seguro

Um negócio escalável é também um negócio seguro e existe uma relação com o que falamos da robustez anteriormente. Isso porque quando se trabalha com uma estrutura enxuta, as crises poderão não ser problemas insolucionáveis para os negócios escaláveis.

Imagine uma empresa que possui uma grande estrutura, então a qualquer crise no mercado certamente alterações terão que ser efetivadas para diminuir essa grandiosa estrutura.

A vantagem competitiva

A vantagem competitiva pode ser entendida quando pensamos na aplicabilidade no processo sem que com isso perca a qualidade.

Mesmo replicando e sem investir custos proporcionais, não haverá indisponibilidade do produto ou serviço, e por essa questão se manterá atuando com relevância no mercado.

Outro detalhe a ser mencionado é que existe a possibilidade de ao replicar, se tornar específico para atender uma determinada demanda.

Dessa forma, quando comparamos um negócio escalável com a sua concorrência que não seja escalável, certamente o primeiro se sobressai ao conseguir produzir mais e assim agregar valor.

Negócio contínuo

Observe que se o seu negócio passa a ser robusto, seguro e competitivo o resultado é que ele se tornará equilibrado e estabilizado no mercado, o que faz assim um negócio contínuo.

Com um negócio escalável é muito fácil efetuar as mudanças de modo a se manter relevante no mercado, visto que transformar uma estrutura menor é bem mais fácil que uma estrutura maior. E isso remete a questão da adaptação.

É válido lembrar que um negócio escalável não é necessariamente sinônimo de negócio de sucesso. Para de fato conseguir o sucesso é preciso ter uma ideia muito bem estruturada com acompanhamento contínuo do desenvolvimento e do resultado.

Como tornar o seu negócio escalável

Nem todos os negócios são escaláveis por natureza. Porém, fazendo as análises de forma correta atendendo a três fatores, é possível você tornar o seu negócio escalável. Esses fatores são:

1. Análise do negócio

Faça a análise do seu negócio a partir do custo de aquisição de clientes e do custo de produção. Observe que se o custo de aquisição de cliente ou o custo de produção aumentam com a escala, então esse negócio ainda não é escalável.

2. Funções automatizadas

Deve-se adquirir tecnologia para automatizar as funções. Basta apenas adquirir algum software e aplicá-los no processo de produção.

3. Modelos escaláveis

Pense em modelos de negócios escaláveis para criar do início como também para aplicar naqueles negócios já existentes e que ainda não são escaláveis.

Para isso você deve pensar nos negócios que são capazes de gerar renda de forma passiva ou que não seja necessário um esforço continuado.

Imagine uma franquia, esse tipo de negócio consegue se expandir sem que necessariamente aumente sua estrutura, visto que para isso cabe a ação do franqueador.