Google Trends, identificando tendências

Em suas estratégias de Inbound Marketing você já considerou utilizar o Google Trends? Essa é uma ferramenta bastante utilizada atualmente que mostra as tendências de temas mais pesquisados na internet.

É sobre o Google Trends que este artigo irá tratar a partir de agora. Abordaremos a explicação sobre o que é o Google Trends, o seu funcionamento e as interpretações dos dados informados por esta ferramenta. Confira conosco!

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta disponibilizada pela empresa Google de forma gratuita e que permite que você conheça as palavras chaves e tópicos mais pesquisados no momento na internet.

Criado no ano de 2006 o Google Trends significa tendência, em português. Isso justamente porque você consegue identificar as tendências mais procuradas pelo seu público-alvo na internet.

Com o Google Trends você pode refinar seus critérios de pesquisa por tempo, categoria e tipo. Este último se refere a notícias, imagens, vídeos e etc.

Conheça o funcionamento do Google Trends

A partir dos resultados gerais do Google, a ferramenta Trends apresenta as tendências. Essa ferramenta faz uma busca geral removendo as informações pessoais e categorizando aquele tema que você está pesquisando.

O interessante é que esta ferramenta exclui as informações que possuem pouca procura, como também aquelas buscas por um termo que foram feitas por uma mesma pessoa. A ferramenta também exclui os caracteres especiais durante sua busca.

Entenda porque você deve utilizar o Google Trends

Certamente até aqui você já deve estar se perguntando se esta ferramenta tem alguma serventia para o seu negócio. Para responder satisfatoriamente a esta pergunta basta apenas responder a seguinte questão:

Você trabalha com marketing digital? Se a sua resposta foi um sim, então comece agora mesmo a usar o Google Trends.

Mas para que você possa ficar seguro de sua decisão, listaremos agora algumas razões para utilizar o Google Trends em seu negócio digital:

1. Obtenha ideias para criação de conteúdo. O Google Trends informa para você quais são os termos e palavras chaves mais pesquisadas pelas pessoas através da internet, e assim você consegue ter uma ideia para criar o seu conteúdo.

2. Encontre as tendências do momento. Quando você faz uma busca através de palavras chaves pelo google Trends você identifica aquelas que tiveram maior e menor crescimento em seu mercado de atuação.

3. Faça comparação de termos. Com esta ferramenta você pode comparar termos utilizando seus sinônimos de modo a verificar qual deles pode valer mais a pena para o seu negócio.

Como utilizar o Google Trends

Inicialmente você deve acessar a página da ferramenta através do seguinte link https://trends.google.com/trends/

Já na primeira página que se abre você encontrará aqueles temas que têm sido mais debatidos no momento. Mas você também poderá digitar algum termo de busca de sua preferência.

Faça um teste digitando qualquer termo, por exemplo, “negócio digital”.

Nos resultados observe o volume de pesquisas para este termo. Na sequência, role a página para baixo e veja quais são os países em que a procura por este termo é maior.

Você também poderá fazer a comparação entre dois ou mais termos.

Vamos entender as informações que o Google Trends apresenta

Quando você digitou o termo “negócio digital” o Google Trends retornou muitas informações. Vamos conhecer com mais detalhes algumas delas.

Interesse ao longo do tempo

Refere a popularidade de um termo em uma determinada região e período. Observe que o valor de 100 significa que o termo atingiu o pico da popularidade.

Se por acaso atingir a pontuação 0, significa que aquele determinado termo atingiu menos de 1% da popularidade.

Interesse por região

Nesse item você consegue descobrir em qual região aquele termo foi mais buscado. Se determinado termo apresentar a numeração 100 para uma determinada localidade, isso significa que é neste lugar onde ele tem maior popularidade.

Observe que os valores maiores não se referem a uma totalidade absoluta, mas sim, à proporção maior de consulta.

Consultas e tópicos relacionados

Nesse item você tem a opção de consultar outros tópicos similares ao termo pesquisado e que também foram pesquisados pelos usuários.

Essa função é excelente para quem está buscando palavras chaves alternativas.

Página inicial

Na página inicial do Google Trends existe uma compilação de insights e os destaques que estão rolando no momento.

Explorar

No item explorar você consegue fazer a filtragem de um termo baseado na localização no período na categoria e no tipo de pesquisa.

Principais pesquisas

Nesta aba você encontra algumas pesquisas mais detalhadas. Aqui você também poderá se inscrever para receber informações em seu e-mail.

Em alta no YouTube

Nesse item você identifica quais vídeos estão em destaque no YouTube. Por padrão são listados aqueles vídeos com maiores visualizações nas últimas 24 horas.

Porém, você poderá fazer a filtragem para o período de tempo que você desejar.