A importância de um bom CRM para a sua Startup

Uma Startup por natureza já é um negócio desafiador, e ao longo da sua trajetória deve constantemente prospectar clientes e receber deles os feedbacks, com intuito de melhoras e aprimoramentos constantes.

Quando a Startup se lança no mercado ela deve está com uma boa política de marketing em ação para que ao prospectar clientes possa ganhar também a sua confiança, porque somente dessa forma é que eles sentirão amparados e compartilharão as suas experiências.

É baseado nessa ideia que criou-se o CRM para sua Startup. A gestão de relacionamento com o cliente é de fundamental importância e com ele a sua empresa criará um sistema melhor de canalização com o cliente.

Com o CRM é possível ir muito além do que alguns programas como o Outlook. Isso porque permite diversas pessoas fazer o gerenciamento do contato com os clientes, e isso vai além de trocas de e-mails.

O CRM e a canalização com cliente

O CRM é uma ferramenta ideal para todas as startups que têm uma política de prospecção de clientes a partir da criação de uma lista de contatos e de envios de e-mails marketing.

Dessa forma, a empresa poderá conhecer mais a fundo os seus clientes e criar estratégias de atendê-los de uma forma melhor, e até mesmo personalizado. Nessa relação o empreendedor também fica sabendo como que os seus produtos e serviços oferecidos atendem as necessidades de seu público-alvo.

Com o CRM a canalização com o cliente é estreita. Um exemplo, é a ajuda que a equipe de vendas passa a contar, pois no histórico de contatos com os clientes, é possível tirar uma média de quantos telefonemas ou e-mails são necessários para fechar um negócio.

Com essa informação você consegue ter um controle melhor dentro de sua empresa, pois uma vez com produto ou serviço em mãos, já saberá aproximadamente quanto tempo levará para que comece entrar receitas em sua empresa.

Mas, para que você possa entender mais a fundo a importância de um bom CRM para sua Startup não se esgota apenas nestas palavras. Na sequência, listaremos os principais pontos e, portanto, importantes do CRM para a sua Startup.

Conheça agora os três pontos de importância do CRM para sua Startup

1. Implementação de um processo comercial

Os empreendedores têm ideias magníficas que trabalham com firmeza nelas a pontos fazê-las entrar em ação. Porém, o sucesso poderá não vir caso não se tenha o conhecimento ideal sobre o processo comercial.

Essa questão é muito comum entre os fundadores de Startup, pois sabem criar as ideias mas não sabem como chamar as pessoas. É somente após alguns dias ou meses em que o movimento não é satisfatório que se percebe que a startup não vive sem as pessoas.

É aí onde entra a utilização de um CRM, com o intuito de estabelecer um processo comercial onde se torne rotina a prospecção de clientes e consequentemente as vendas.

E se o empreendedor não possui o conhecimento suficiente sobre o processo comercial, o CRM também é capaz de dar informações e até inspiração com vistas a adequação do sistema as necessidades reais e inconstantes de alguns clientes.

Nesse caso, o CRM implica numa implementação de um processo comercial satisfatório em sua Startup, ajudando implacavelmente em todo processo de prospecção de clientes e de vendas do produto.

2. Conhecimento sobre o cliente

Na maioria dos casos os empreendedores já têm em mente ideias sobre os potenciais clientes, como por exemplo, o perfil de cada um e alguns atributos que possam levá-lo a comprar o produto.

Mas o sistema de mercado é muito dinâmico e nem sempre o que estava combinado acontece da maneira esperada. É comum que aquele cliente em potencial não desperte o interesse esperado pelo seu produto, ou até mesmo que outras pessoas que não estavam na ideia inicial sejam atraídas por ele.

É nesse momento que entra um dos pontos mais importantes de um bom CRM para sua Startup, porque é com ele que o empreendedor terá a condição de conhecer melhor seus clientes. Dentro desse sistema é possível obter informações sobre como conseguir novos clientes e o que cada um quer ter como solução.

3. Colhimento de feedback

A vida de uma Startup não se resume a prospectar clientes e receber os lucros das vendas, mas também deve ser adicionado a isso os pensamentos e ideias desses clientes.

Com o CRM o empreendedor consegue se aproximar do público-alvo e interagir com ele para colher o feedback de seu produto ou serviço. Essas informações são preciosas para a empresa pois a partir delas você consegue validar com clareza as suas ações.

Um bom CRM é um sistema imprescindível para a sua Startup. Com ele você faz o gerenciamento de clientes em potencial, efetua as vendas e colhe feedbacks, fechando assim o ciclo do seu negócio.

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