Inbound Marketing: Tudo sobre

Não é nada fácil definir o significado de Inbound Marketing, isso porque a sua conceituação é Ampla e possui características bem peculiares.

No entanto, neste artigo, iremos falar tudo sobre o Inbound Marketing de modo a tirar todas as suas dúvidas. Confira agora conosco.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma técnica de marketing que visa a criação e o compartilhamento de conteúdo criado especificamente para um determinado público-alvo, no intuito de criar um relacionamento com este de forma duradoura.

Desse modo, didaticamente o Inbound Marketing refere a estratégias de marketing que atraem as pessoas, e está baseado em marketing de conteúdo, nas redes sociais e em técnicas de SEO.

As principais formas de fazer Inbound Marketing

Provavelmente existe uma infinidade de formas de fazer o Inbound Marketing. Nós listaremos na sequência os formatos mais utilizados:

Publicação de posts em blog;

Divulgação de Infográficos;

Ebooks e Whitepapers;

Webinars e Podcasts;

Relações Públicas;

Questionários;

Guest posting;

Social Bookmarking;

Fóruns online;

Vídeos online;

Marketing em Comentários;

E-mail marketing;

SEO;

Conteúdo em Mídias Sociais;

Estratégias em Blogs.

O processo de Inbound Marketing

O processo de Inbound Marketing está dividido em cinco fases, que são:

Atrair tráfego;

Converter visitantes em leads;

Converter leads em vendas;

Fidelizar os clientes e aumentar as margens;

Encantar seus clientes e transformá-los em promotores.

Todas essas fases devem estar perfeitamente encaixadas no conteúdo, no tempo e no lugar. Quando falamos assim nos referimos que o conteúdo deve ser de qualidade e atender as necessidades do público-alvo.

Deve também ser veiculado no momento e no lugar ideal de forma que as pessoas possam absorvê-lo e interajam.

Para que o processo fique completo é necessário atender a alguns princípios básicos.

Os princípios básicos do Inbound Marketing

Marketing de conteúdo

Para esse Princípio deve se produzir conteúdo de qualidade definidos exatamente para as personas que representam o seu público-alvo.

Ciclo de compra

É necessário criar um ciclo de compra para que seus clientes se tornem ativos. Dessa forma, faça os entrar no funil de conversão.

Personalização

Comece conhecendo bem os seus leads, e na sequência, personalize as publicações e lance produtos voltados para estes.

Estratégias

Essas estratégias referem-se aos multicanais. Isso significa que você deve se comunicar com seus leads através dos diferentes canais como as redes sociais e o blog, por exemplo.

Interação

É necessário fechar o ciclo de compra e para isso é útil a interação. Meça com cuidado todo o conteúdo lançado interagindo com seu público-alvo para conhecer as possibilidades de melhoria.

Conheça as razões para que você faça Inbound Marketing

1. Você quer atingir 55% a mais de tráfego? Então crie um blog e poste conteúdo de qualidade. Os conteúdos estratégicos certamente aumentarão a quantidade de usuários e sua marca.

2. Saiba que mais de 70% dos usuários clicam nos links que vêm da busca orgânica, e não naqueles que são pagos. Isso revela que as técnicas SEO são atrativas e importantes para posicionar a sua empresa na internet.

3. As técnicas de Inbound Marketing são capazes de tornar um cliente em potencial em cliente ativo de forma que eles mesmos passarão a fazer propaganda de sua companhia.

4. Cerca de 57% os clientes passaram a conhecer a empresa através das postagens em blogs.

5. Cerca de 83% das pessoas que mantêm um negócio online afirmam que a presença nas redes sociais é essencial, especialmente no Facebook.

6. Com as técnicas de Inbound Marketing você consegue identificar melhormente as pessoas que de fato estão interessadas em seus produtos.

7. O Inbound Marketing está se tornando como uma das técnicas mais utilizadas da atualidade, visto que já existe uma necessidade concreta de comunicação direta entre a sua empresa e o cliente.

Conheça agora as ações do Inbound Marketing

Atração

Com o Inbound Marketing as ferramentas usualmente utilizadas são as seguintes: Blog, site, redes sociais e SEO com palavras chaves.

Conversão

As ferramentas mais utilizadas para conversar são as seguintes: Call to Action, Landing Pages, Formulários ver Contatos.

Fechamento

Para a terceira ação do Inbound Marketing, as ferramentas utilizadas são as seguintes: E-mail e automação de marketing.

Fidelização

As ferramentas utilizadas para fidelizar, bem como encantar os seus clientes são as seguintes: Personalização do blog ou site, utilização de mídias sociais, e-mail e automação.

Como você pode fazer Inbound Marketing

São diversas formas utilizadas para você fazer Inbound Marketing, desde que se encaixem em pelo menos alguns dos estágios listados a seguir:

Atrair tráfego;

Converter visitantes em leads;

Converter leads em vendas;

Fidelizar clientes;

Encantar seus clientes e transformá-los em promotores da sua marca.

Primeiramente é necessário você atrair pessoas para o seu negócio. Na sequência, converter esses visitantes em leads.

Como terceiro estágio direcione bem o seu negócio e converta os leads em vendas, e procure fazer a fidelização de clientes, que é na verdade a construção de um relacionamento com eles.

Por fim, permita que esses clientes automaticamente promovam a sua marca.