Introdução aos Gatilhos Mentais e os 8 (oito) que eu mais uso

Os gatilhos mentais já existem há muito tempo, porém as pessoas têm comentado muito mais na atualidade, e assim a ideia que se tem é de que trata-se de algo novo.

Apesar disso, sabe-se que os maiores marketeiros fazem uso dos gatilhos mentais e conseguem faturar diariamente altas cifras financeiras simplesmente aplicando essas técnicas de persuasão.

No Brasil, os gatilhos mentais têm ganhado força ao ponto de não apenas fazer o uso deles, mas também de possuir produtos que já ensinam como aplicá-los e administrá-los.

Mas, afinal, o que são gatilhos mentais? Neste artigo farei uma introdução ao tema gatilhos mentais e na sequência apresentarei os 8 que eu mais gosto.

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são ferramentas criadas com o intuito de induzir as pessoas a tomarem decisões no automático. Essas geralmente são tomadas para evitar o desconforto e problemas sobre decisões que tomamos diariamente.

Uma considerável parte das decisões que tomamos inicia em nosso inconsciente para só depois acessar o consciente. Mas, por outro lado existem algumas decisões que sequer são feitas conscientemente.

Algumas dessas é o ato de piscar os olhos. Esse ato é essencial para limpeza dos olhos, então o corpo já está habitualmente preparado para fazer isso sem dispensar tanta energia. Porém, existem algumas ações que requerem um esforço maior, e assim mais energia.

Exemplo disso é quando você tem de decidir sobre comprar algum produto, um carro ou uma casa por exemplo. No dia a dia você se ver diante de diversas tomadas de decisão que podem exigir muito do seu corpo. Dessa forma seu organismo chegaria ao final de um dia totalmente exausto.

Essa explicação foi dada para facilitar a compreensão da importância dos gatilhos mentais, pois a sua função é facilitar a sua vida diante de uma tomada de decisão mais complexa. Quer um exemplo?

Se você está navegando pela internet a procura de um carro para comprar, e diante disso se ver obrigado a tomar uma decisão baseada em algumas situações. Dessa forma, você recorre a algum vídeo no YouTube onde algum proprietário daquele tipo de carro faz um review.

Nesse exato momento você está fazendo uso de um dos grandes gatilhos mentais, e observe que após assistir o vídeo você provavelmente estará mas seguro quanto a decisão que terá de tomar sobre adquirir ou não o determinado carro.

Os gatilhos mentais

Agora que você ficou sabendo o que são os gatilhos mentais, qual é a sua importância e como aplicar, é útil saber que existe uma grande variedade deles e que podem ser aplicados em diversas situações.

Alguns são específicos para oferecer um determinado produto ou serviço, enquanto outros são tão amplos que abrangem qualquer tipo de atividade.

É válido também informar que os gatilhos mentais são dinâmicos e você pode fazer o uso de algum deles adaptando ao seu negócio.

Poderá também criar o seu próprio gatilho mental, seja partindo do zero ou mesmo unindo a ideia de dois ou mais gatilhos mentais, tudo com o propósito de resolver o problema de alguém e ativar o poder e decisão de compra.

Sabendo disso, vou agora listar para você os 8 gatilhos mentais que eu mais utilizo. Confira comigo agora!

Os 8 gatilhos mentais que eu mais uso

De tantos que existem por aí, os gatilhos mentais que eu mais uso são: Escassez, Reciprocidade, Autoridade, Prova Social, Afeição, Curiosidade, Segurança e Exclusividade. Veremos como é cada um deles!

Escassez

O gatilho mental escassez é aplicado quando você estimula o senso de urgência e muda a ação comum procrastinadora dos adultos, fazendo com que eles adquiram urgentemente o produto.

Reciprocidade

O gatilho reciprocidade é baseado naquela máxima de que “gentileza gera gentileza”, que você certamente já conhece. E se baseia essencialmente na retribuição. Um exemplo é quando você oferece um e-book simplesmente pela pessoa ter se inscrito em seu feed.

Autoridade

O gatilho autoridade é observado quando você adquire autoridade sobre determinado assunto. Com o passar do tempo as pessoas tendem a confiar mais em você e com isso ganha autoridade, e as vendas acontecem com maior facilidade.

Prova social

O gatilho mental prova social acontece quando, por exemplo, você busca o vídeo de um youtuber para ver o review sobre um determinado produto.

Afeição

O gatilho mental afeição funciona quando alguém já o conhece ou o admira, dessa forma, torna-se menos resistente e mais fáceis a dizer sim para um produto que você está oferecendo.

Curiosidade

Esse gatilho mental se vale da curiosidade nata que existe no ser humano. Por exemplo, você cria um título de vídeo mas deixa a uma incógnita no ar, não desvendando inicialmente o mistério.

Segurança

O gatilho mental segurança é observado quando você efetua alguma transação e tudo corre bem. Dessa forma o seu cliente voltará a comprar com você.

Exclusividade

A exclusividade se dar quando você oferece algum produto e consegue ativar em seu cliente o sentimento de ser exclusivo.

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