Lifetime value: O que é e como calcular?

Você sabe o que é Lifetime Value? Para os que já conhecem esse termo, tudo bem, mas para os que ainda não sabem do que se trata, nesse artigo nós abordaremos essa questão, e concluiremos mostrando para você como é possível calcular o Lifetime Value.

O que é Lifetime Value?

O Lifetime Value é comumente conhecido como LTV. Mas certamente você encontrará outras pessoas referindo a ele com as duas seguintes siglas: CLV e CLVT. Mas, nada de desespero, pois afinal todas essas siglas tratam da mesma questão.

Então, de uma forma bem direta e didática, o Lifetime Value refere ao montante de dinheiro que o seu cliente deixa no seu negócio, ou seja, na sua plataforma de ação. Aparentemente essa questão é bem simples, mas daremos um exemplo para deixar tudo ainda muito mais claro!

Exemplo de aplicação do Lifetime Value

Imagine que você oferece um plano de assinatura para seu cliente a um valor de R$ 10,00 por mês, sendo que ele passará um ano pagando por esse produto ou serviço, visto que assim ficou estabelecido no contrato assinado entre sua empresa e o cliente.

Porém, após 12 meses de contrato, ou seja, um ano pagando R$ 10,00 pelo serviço ou produto oferecido, o cliente por algum motivo resolve rescindir o contrato, ou o próprio contrato se encerra porque previa mesmo apenas 12 meses de vigência.

Logo, o seu Lifetime Value ou LVT será R$ 120,00 que corresponde aos R$ 10,00 deixado pelo cliente em sua empresa ao longo de um ano, mês a mês.

Qual a importância do Lifetime Value

O Lifetime Value é de fundamental importância para o seu negócio porque ele refere a lucratividade do seu business, e define quanto você poderá investir em políticas de marketing para sua empresa.

Lembra do Custo de Aquisição por Usuário, o conhecido CAC do Google Adwords? Pois é, você acessa essa plataforma e busca o valor de investimento em marketing e observa que está investindo um valor X (R$ 10,00 por exemplo) para ganhar cada usuário.

Em analogia, não seria tão interessante você conhecer o Lifetime Value de sua empresa? Ou seja, saber o quanto determinado cliente vai render financeiramente para o seu negócio ao longo de um certo período?

Além de ser totalmente útil e importante conhecer o que o cliente poderá render para sua empresa, com o Lifetime Value já determinado você também consegue fazer direcionamentos para suas políticas de marketing.

O que se destaca como mais importante no Lifetime Value

– O LTV você precisa recuperar em um período abaixo de 12 meses. Lembre-se que isso é um benchmarking de mercado bem interessante;

– você também necessita saber que o Lifetime Value de sua empresa deverá ser, no mínimo, 3 vezes o montante do seu custo de aquisição de usuário;

– você deverá dispensar total atenção as porcentagens de cancelamento de contrato, que muitos aceleradores chamam de CHURN, e o considera um vilão para o LTV de seu business.

Como calcular com o Lifetime Value

Não existe uma maneira pré-determinada de calcular o Lifetime Value. No entanto, o mais correto é adaptar essa questão ao seu negócio, isso porque o cálculo do LTV varia de negócio para negócio.

Independente da fórmula aplicada, o resultado deve apresentar o quanto financeiramente seu cliente deixa em sua empresa ao longo de um contrato, para que com essas informações você possa criar políticas de marketing para atrair novos clientes.

Porém, mesmo considerando que o cálculo do Lifetime Value deve variar entre um e outro business, existem algumas formas complexas e outras bem simples de serem aplicados.

A que geralmente se observa empregada nas empresas é a seguinte: 1 sobre a taxa de cancelamento, que é o CHURN. Mas, como dissemos, existem outras fórmulas mais complexas como por exemplo:

– a média do ticket do produto ou serviço vendido e oferecido pela sua empresa X a margem bruta / pela taxa de cancelamento, o CHURN.

Recapitulando

Em um negócio os empreendedores devem lidar também com as métricas, e uma delas é o conhecimento e o cálculo do Lifetime Value, o LTV. Essa medida é de fundamental importância para sua empresa pois ao assemelhar-se com custo de aquisição de clientes, define as suas estratégias de marketing.

Para entender melhor o Lifetime Value basta apenas pensar em um contrato fechado com o cliente por um período de tempo, e o quanto de dinheiro ele deixará em sua empresa ao longo da vigência deste contrato.

Quanto ao cálculo do Lifetime Value não existe uma forma única, e varia de caso para caso, segundo o modelo adotado em seu negócio. Mas é interessante focar que independente da fórmula o resultado deve mostrar o valor deixado pelo cliente em sua empresa ao longo de um determinado contrato.

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