Marketing de Influência – Use influenciadores digitais para vender seu produto

Em algum momento de seus trabalhos com marketing você já ouviu falar no Marketing de influência? Alguns certamente já conhece o termo, mas não sabe como aplicar na prática de forma a atingir resultados satisfatórios.

Outras pessoas sequer nunca ouviram falar de marketing de influência. Para todas essas pessoas este artigo é bastante indicado, pois trataremos da questão de uma forma bem simples e direta de modo que perceba na Essência o significado e a aplicação do marketing de influência.

O que é o marketing de influência

De uma forma bem didática, o marketing de influência utiliza de influenciadores digitais para vender seu produto. Ou seja, trata-se de uma arte para propiciar o engajamento das pessoas utilizando-se dos influentes online.

Esse marketing é feito ao compartilhar mensagens de suas marcas com os públicos alvos a partir de influenciadores utilizando de conteúdo patrocinado ou não.

Dessa forma, temos o marketing de influência como uma excelente ferramenta de marketing para engajamento das pessoas e consequente conversão de vendas.

Observe que grandes empresas têm utilizado bastante do marketing de influência para engajar as pessoas. Essas empresas contratam celebridades para fazer propaganda de seus produtos e serviços.

Sabemos que as celebridades têm uma grande quantidade de admiradores e seguidores, e certamente vão fazer tudo segundo o que é a celebridade indicar.

O marketing de influência é novidade no mercado?

O marketing de influência não é uma novidade no mercado. Mas o fato que se inova é a utilização de uma nova geração de pessoas para divulgar suas marcas. Muitas delas são pessoas comuns, e passaram a ser conhecidas a partir de seus canais no YouTube, por exemplo.

Mas, para pequenos negócios, ou até mesmo os médios, contratar celebridades para promover sua marca e vender seu produto pode não ser a saída viável.

É por isso que neste artigo destacaremos a questão de você entender que seus próprios clientes são influenciadores digitais em potencial.

Sendo assim, essa é a novidade dentro do marketing de influência, e o que queremos tratar com você e abrir seus olhos para utilizar seus clientes como propagadores da sua marca.

Clientes como influenciadores digitais

A prática de utilizar cliente como influenciadores digitais têm sido muito forte e cada vez mais recorrente no mercado.

É importante destacar que qualquer pessoa entre seus clientes que possuem influência em algum setor específico, ou com algum grupo de pessoas, ou seja, que tenha algum destaque no mercado mesmo que não seja tão significativo, essa pessoa ainda assim poderá ser utilizada como um influenciador digital nas suas estratégias de marketing de influência.

Essas pessoas não devem ser usadas apenas para a promoção do produto divulgando informações específicas. Mas também direcionar as pessoas e fazer consultoria com elas, pois os seus seguidores tendem muito a confiar em tudo o que elas dizem.

Os influenciadores digitais poderão utilizar da sua própria influência pessoal e comentar sobre produtos e serviços que eles já utilizam e tem confiança.

Ao agir assim o próprio influenciador passa também a ter uma renda e consegue trazer para você mais dinheiro.

Engajar focando a conversão de vendas

Influenciadores digitais como estamos nos referindo podem engajar focando a conversão de vendas. É importante destacar que esses tipos de influenciadores são capazes de fazer a promoção e venda dos produtos simplesmente por gostar de fazer.

Por vezes, até querem um pagamento, mas algo bem abaixo dos valores cobrados pelas celebridades para fazer alguma publicidade. Temos de destacar também que as pessoas comuns tendem mesmo até a promover seus produtos de forma grátis.

Lembre-se que o fato de uma pessoa comum está divulgando seu produto simplesmente pelo fato de usar e confiar, isso tem um poder extraordinário entre os demais consumidores: Eles valorizam essa atitude e passam a confiar plenamente.

Resultado real x conversão

Nos dias atuais a métrica do resultado real x conversão é muito mais importante que medir a quantidade de compartilhamentos, de comentários e de likes que seu post obteve em um canal de uma celebridade.

Com influenciadores sendo pessoas comuns você certamente terá sua marca divulgada em algum conteúdo criado espontaneamente de forma criativa e com aspectos pessoais.

Esse fato certamente converte muito mais em venda pois os consumidores em potencial que buscam opiniões verdadeiras e reviews práticos tendem a confiar ainda mais.

Um exemplo clássico é o que o TripAdvisor faz: Otimiza as avaliações de pessoas comuns acerca de pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos.

Então o que você deve fazer é utilizar dos seus clientes que possam compartilhar suas histórias em seus canais próprios para um número imenso de clientes em potencial.

Essas histórias falarão da relação deles com a sua empresa, com a marca e com os produtos e serviços que utilizam. E Certamente eles indicarão para seus seguidores e isso será como um gatilho forte para decidir a compra.

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