Marketing Digital: Tudo sobre

Você já ouviu falar em marketing digital? Neste artigo iremos falar tudo sobre marketing digital de uma forma bem tranquila e didática que na primeira leitura você aprenderá exatamente tudo!

Confira isso agora mesmo com a gente!

O que é marketing digital

O Marketing digital se refere a uma estratégia executada por pessoas ou empresas de forma online com o objetivo de criar negócios, relacionamentos e desenvolver uma marca.

As grandes atividades para fazer o marketing digital utilizadas atualmente são: o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Você pode observar e perceber claramente que os orçamentos de marketing estão migrando para o marketing digital, isso porque este apresenta muito mais vantagens que aquele marketing tradicional, e os investimentos, claro, são menores e com retornos maiores.

Além disso, outra vantagem é que o marketing digital possui métricas de mensuração muito mais objetivas e Claras que encaixam perfeitamente em diversos tipos de empresas, e em especial as do tipo B2B e B2C.

As vantagens do marketing digital

As principais vantagens do marketing digital são alavancadas porque as pessoas estão conectadas o dia todo com a internet, deixando de lado a TV e o rádio. Conheça agora algumas das principais vantagens do marketing digital!

1. A comunicação

Com a aplicação de marketing digital os clientes e a empresa podem se comunicar 24 horas por dia e até mesmo em tempo real.

2. Longo alcance

Com marketing digital qualquer empresa, até por mais simples e menor que seja, pode ter um alcance Global muito mais longo, isso porque não existem limites geográficos para essa estratégia.

3. A interatividade

Além da comunicação ser em tempo real e 24 horas, há possibilidade de muito mais interatividade com o público, indicando links, vídeos e textos para clicarem, entre outros.

4. Os dados

Com marketing digital além de você conseguir atrair mais clientes, também consegue mais informações sobre ele a cada contato.

Os canais mais comuns do marketing digital

O marketing digital disponibiliza muitas ferramentas e em diferentes formatos para serem utilizados e alcançar resultados distintos.

Na sequência, listaremos as mais conhecidas ferramentas estratégicas utilizadas pelos profissionais do marketing digital:

1. Blog

Dentre todos os canais e ferramentas do marketing digital, o blog é o mais famoso e utilizado. A partir dele é possível o negócio se tornar uma autoridade ao se conectar com diferentes públicos e até mesmo vender seu produto ou serviço.

2. Mídia display

A mídia display são os banners e os diversos anúncios em formatos gráficos espalhados pelas mais variadas páginas da Internet. Foi a partir disso que criaram as Ad Networks, empresas que trabalham distribuindo anúncios.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente e usada desde muito tempo. Com ela você consegue um contato direto com o seu lead e tem a possibilidade de oferecer os produtos e serviços da sua empresa.

4. Redes sociais

As redes sociais são diversas e possuem formatos distintos. Delas as mais utilizadas atualmente são o Facebook, instagram e o Twitter. Nas redes sociais você consegue interagir com o seu público-alvo e promover o seu conteúdo, ou produto e serviço.

O que as diferencia do blog é que nelas você não consegue controlar 100%. E dessa forma poderá receber comentários negativos, como também positivo.

As ferramentas de marketing digital

Como estratégia de aplicação do marketing digital existem também as suas ferramentas que te auxiliarão em diversos momentos. Conheça agora as mais utilizadas:

1. SEMRush

Essa ferramenta é utilizada para monitorar as palavras chaves e até mesmo conseguir alguns resultados de campanhas de PPC.

2. Mailchimp

Trata-se de uma opção para você fazer um e-mail marketing. Com esta ferramenta você consegue automatizar os envios de e-mails aos seus leads.

3. Survey Monkey

Com Survey Monkey você consegue criar pesquisas para conhecer a opinião de seus clientes acerca do seu blog, de suas campanhas de publicidade e até mesmo dos seus produtos e serviços.

As métricas do marketing digital

Você deve fazer o gerenciamento de suas estratégias de marketing digital para que de fato possa garantir o sucesso de seu negócio.

Dessa forma , conheça quais são as principais métricas do marketing digital e fique à frente de todos os seus competidores.

O engajamento

O engajamento diz respeito a interação do seu público-alvo com a sua marca. Por exemplo, pode ser feito utilizando o Google Analytics para conhecer o tempo que os usuários permanecem em sua página online.

O custo de aquisição de clientes

Essa é uma métrica que permite você saber quanto você gasta para transformar um lead em cliente.

Retorno sobre o investimento

Também chamado de ROI, trata-se de calcular o retorno sobre todos os investimentos de sua empresa. E isso é feito a partir do conhecimento de quanto tempo e quanto em receita um determinado cliente retorna para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *