Tipos de Modelo de Negócios para a sua Startup

Modelo de Negócios para Startup

As Startups se baseiam e modelo de negócios para atingir o sucesso. Para isso é necessário bastante atenção por parte do empreendedor de forma a escolher o modelo de negócio que se encaixe perfeitamente em sua ideia inicial.

Atualmente no mercado existem muitos modelo de negócios, você pode escolher um ou fazer um mix entre eles de forma a atender as necessidades de sua startup.

É interessante notar que dentro desses modelos existem algumas vertentes, e para ser exato listaremos três delas:

Vertente do modelo de público

Vertente do modelo de receita

Vertente do modelo de negócios

Neste artigo é nosso objetivo tratar apenas da vertente do modelo de negócios. Desses modelos destacamos os sete principais: Saas, Serviço de Assinatura, MarketPlace, E-commerce, App e Games, Adware, Software House.

Modelo de Negócios para a sua startup

Conheça agora os 7 tipos de modelo de negócios

SAAS

SAAS é uma sigla em inglês que significa Software as a Service (SaaS). Nesse modelo de negócio a empresa fica responsável por distribuir, atualizar e manter uma plataforma para uso de um determinado software.

As suas vantagens são a receita recorrente e a possibilidade de oferecer novos produtos aos clientes. Já as desvantagens se referem a necessidade de investimento constante na manutenção e atualização do software e da plataforma

Serviço de Assinatura

Esse modelo refere ao oferecimento ininterrupto de algum produto ou serviço ao cliente. Esse tipo de negócio é interessante a medida que impossibilita a Startup sofrer com eventuais sazonalidades financeiras do setor, isso porque o sistema de assinatura estabelece uma relação entre cliente empresa.

As vantagens desse modelo de negócio é que a Startup mantém um sistema previsível de receitas, visto que os clientes que assinaram o serviço de assinatura se responsabilizam por manter pagamentos periódicos.

Já a desvantagem é em relação ao cancelamento de assinatura. Dessa forma a Startup precisa ter uma ideia muito bem construída para atrair continuamente os clientes.

MarketPlace

Trata-se de um modelo negócio em que a startup desenvolve suas atividades em uma plataforma à medida que oferece produtos e serviços e disponibiliza um ambiente para que os clientes adquiram.

As vantagens desse modelo de negócio inicia com um custo operacional bem baixo, e o trabalho em si é escalável. Além disso, não precisa se preocupar com a execução do serviço em si nem tampouco com a entrega dos produtos.

As desvantagens observadas se referem a necessidade de haver uma grande quantidade nos dois lados da cadeia: Ofertantes e demandantes.

E-commerce

O E-commerce é considerado o primeiro modelo de negócio utilizado na internet. Esse modelo também apresenta vantagens e desvantagens.

Suas vantagens referem principalmente ao fato de já estar estabilizado no mercado online, dada a sua antiguidade e ao consumidor final já dispensar maior confiabilidade no serviço.

Por outro lado, suas desvantagens e desafios referem ao fato de ser um modelo difícil de ganhar escala, isso porque requer que a Startup invista em espaço físico para a constituição de um estoque, bem como para abrigar funcionários.

Além disso também é necessário investir em logística de distribuição desses produtos.

App e Games

Esse modelo de negócio refere à disponibilização de aplicativos, programas e jogos possíveis de serem instalados em tablets e smartphones. Dessa forma, esse tipo de negócio ganhou visibilidade a partir da criação desses eletrônicos tecnológicos.

Os ganhos desse modelo de negócio advém principalmente da monetização que é feita mediante a oferta de recursos adicionais. Por exemplo, no caso de jogos, são oferecidos os personagens e também equipamentos facilitadores do jogo.

A vantagem é que pode ser um negócio altamente rentável se conseguir atingir o público aficcionado. Já a desvantagem refere a necessidade de manter o negócio livre da sazonalidade.

Adware

Trata-se de um modelo de negócio desenvolvido ao longo da criação de tecnologia com o uso da internet. Consiste principalmente em oferecer de forma gratuita um serviço, e em troca, o usuário aceita visualizar ou mesmo clicar na publicidade que aparece ao tempo da prestação do serviço.

O ganho geralmente se observa quando o usuário instala gratuitamente um app ou jogo em seu Smartphone ou tablet. Enquanto ele faz uso do serviço, algumas publicidades vão aparecendo na tela.

A principal vantagem é que leva o consumidor final à ideia de que realmente está ganhando por está utilizando o serviço de forma gratuita. No caso da desvantagem é que o excesso de publicidade pode levar a desistência do usuário em utilizar o serviço.

Software House

Esse modelo de negócios se refere a algumas empresas que se especializam na criação de softwares indicados especificamente para nichos de mercado ou terceiros.

A principal vantagem desse modelo de negócio é que os produtos são feitos especificamente para os clientes determinados, ou seja, são personalizados. Enquanto isso, a desvantagem fica em relação ao ganho de escala, visto que não existe produto ou serviço de prateleira

Também é necessário destacar que além da dificuldade de adquirir escala, os custos necessários de investimento para adquirir clientes específicos são bastante altos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *