Nomadismo Digital e trabalhos freelancer

Desenvolver trabalhos freelancer está a cada dia se tornando algo mais acessível e fácil para as pessoas. E isso está intimamente relacionado com os avanços da tecnologia que permite estar conectado o dia todo e em qualquer lugar que esteja no mundo.

E quem tem se beneficiado desse avanço tecnológico são os nômades digitais. É interessante destacar que existe uma relação intrínseca entre nomadismo digital e os trabalhos freelancer.

Ambos são beneficiados pela tecnologia já comentada e pelo barateamento das passagens aéreas e rodoviárias nacionais e internacionais.

São por estas razões que um nômade digital pode desenvolver trabalhos freelance de qualquer lugar do mundo, e isso é espetacular, é a vida que muitos sonham em ter, não é mesmo?

Mas vamos agora conhecer melhor quem são os nômades digitais.

Quem são de fato os nômades digitais

São pessoas comuns como nós que utilizam da internet através da tecnologia e desenvolvem seus trabalhos de onde quer que esteja, seja em sua casa no Brasil, ou no restaurante em uma outra cidade brasileira, ou até mesmo em um hotel em qualquer país no mundo.

O que o diferencia de fato é que não tem uma moradia fixa, e vivem se movimentando de um lugar para outro fazendo sua rotina de acordo com as suas necessidades.

Os nômades digitais trabalham e se divertem ao mesmo tempo, pois ganham dinheiro como fruto de suas atividades e conhecem muitas cidades no Brasil e países a fora.

A ideia partiu quando alguém percebeu que não precisava viver preso a alguns objetos ou lugares, simplesmente por desenvolver ali uma determinada atividade.

Costuma-se dizer que quando o visto de um nômade digital está quase Vencendo, ele ruma para um outro país. É por esta razão que estes são associados aos nômades da antiguidade. Esses migravam constantemente quando as condições locais já não estavam mais favoráveis para eles.

Quem trabalha como nômade digital

Nem todos os profissionais podem trabalhar como nômade digital. Porém, os profissionais freelancer são os mais beneficiados com esta interessante forma de viver e trabalhar, isso porque podem desenvolver seu trabalho onde quer que estejam e de forma 100% online.

Assim, é muito comum encontrarmos blogueiros, profissionais que trabalham com atividades de design e de criação e edição de vídeos e fotografias, escritores , consultores e proprietários de e-comerce, desenvolvendo suas atividades como nômade digital porque seu trabalho pode ser desenvolvido de forma freelancer.

Mas, apesar de ser o trabalho dos Sonhos de muita gente, ainda assim o trabalho freelancer como um nômade digital possui os seus altos e baixos, que são suas vantagens e desvantagens. É sobre isso que passaremos a tratar a partir de agora.

As vantagens de ser freelancer e trabalhar como nômade digital

São muitas as vantagens, e de fato bem interessantes, para quem trabalha como nômade digital em suas atividades de freelancer. Veremos agora algumas delas:

1. Investimento quase nulo

Se você já apresenta uma carreira de freelancer desenvolvendo trabalhos nesse sentido, basta apenas um computador e um smartphone para começar Toda a carreira de nômade digital. Dessa forma, percebe-se que o investimento é quase nulo.

Você pode optar por se abrigar inicialmente em algum lugar em que o custo de vida seja mais baixo, isso porque mesmo nesses lugares você consegue desenvolver suas atividades normalmente.

2. Horários flexíveis

O freelancer que é nômade digital faz o seu próprio horário. É você quem decide que horas irá iniciar os trabalhos e que horas irá terminar, se ficará de pijama deitado na cama, ou de terno e gravata em algum coworking.

3. Trabalhar de qualquer lugar do mundo

A oportunidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo é real, e além disso, conhecer pessoas de todas as naturezas e culturas.

Quando se trabalha temporariamente em um lugar, a sua relação com este é diferente de estar visitando como turista. Nesses relacionamentos você encontra pessoas que também são nômades digitais e troca ideias bem diferente daquelas que habitualmente trocava.

Desvantagens de ser freelancer e nômade digital

1. O stress por Viver conectado

Na lida de nômade digital você passa a sua vida inteira conectado, diferentemente do que acontece com outros profissionais que se desconectam durante 30 dias de férias.

Muitos trabalho como freelancer desenvolvidos no nomadismo digital precisam ser contínuos e você acaba se conectando os sete dias da semana e às vezes 24 horas por dia. Isso certamente gerará um stress.

2. É fácil se distrair e perder a produção

Você pode até ser um grande profissional freelancer e já trabalhar como nômade digital há muitos anos, mas ainda assim essa forma de trabalho lhe possibilita distrair-se e perder o foco rapidamente sem mesmo se perceber.

É preciso estabelecer uma rotina de disciplina de forma a focar no trabalho a ser feito. Mas isso certamente é um grande desafio para o freelancer que trabalha com nomadismo digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *