Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Procure imaginar que você está em um determinado supermercado e encontra uma pessoa que puxa uma conversa sobre os preços do produto. Ela disse que antigamente tudo era mais barato do que agora.

E verificando tudo isso agora afirma que não consegue acreditar nem mesmo aceitar porque que esses preços estão constantemente subindo no mercado. A explicação dela para isso é a incompetência do governo que não sabe aplicar políticas de controle de preços.

Uma pessoa como esta é do tipo Reativa, ou seja, é aquela pessoa que tem o seu foco o tempo inteiro em coisas que não consegue controlar. E por outro lado, permite que essas questões externas controlem a sua vida.

Esse tipo de pessoa sempre diz que o tempo chuvoso acaba com o seu humor, que a crise econômica é a responsável por lhe tirar todas as oportunidades, e até os chineses são culpados porque eles tiram de você as suas chances de competir no mercado.

Mas também existem aquelas pessoas que tem o seu foco em coisas que tem influências e que podem mudá-las. Esse tipo de pessoa é chamada de Proativa.

As pessoas proativas não param para ficar reclamando do governo, da economia, etc. Antes, elas pensam em como resolver a sua própria situação: Como ela conseguirá ganhar mais dinheiro e como poderá fazer maiores economias, por exemplo.

Diante dessa questão você é capaz de imaginar o quanto de responsabilidade, de dedicação e de esforço são necessários para responder estas perguntas e resolver a situação? É aqui onde entra os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Hábito 1. Seja uma pessoa proativa

Procure Focar apenas nas coisas que você tem o controle.

Hábito 2. Tenha um objetivo determinado

O que você diria sobre você mesmo? Procure responder se as coisas que você tem feito em todas as suas vertentes de vida estão de acordo com que você gostaria de falar sobre você mesmo? O que você gostaria que as pessoas falassem sobre você?

Hábito 3. As coisas mais importantes vêm primeiro

Quais são as coisas que você considera mais importantes? É necessário deixar de lado ou para um outro momento as coisas menos importantes e se dedicar aquelas de maior importância.

Hábito 4. Você deve pensar no tipo Ganha – Ganha

Você tem a mentalidade ganha – perde? Essa mentalidade é daquelas pessoas que acreditam que tudo na vida é uma competição, e que você deve ganhar e o outro perder. Com o ganha – ganha todas as pessoas envolvidas serão beneficiadas.

Hábito 5. Primeiramente você deve compreender para só depois ser compreendido

Você costuma levar em consideração os conselhos de pessoas que nem sequer se esforçam para compreender você? Para você conquistar as pessoas você deve escutá-las e compreendê-las.

Hábito 6. É necessário criar uma sinergia

Você procura compensar as suas fraquezas com aqueles que são os pontos fortes das demais pessoas? Ao fazer isso os resultados serão muito maiores do que trabalhando solitariamente.

Hábito 7. Se dedique ao essencial em você

Você é uma daquelas pessoas que fala não ter tempo para as coisas boas, mas por outro lado dedica boa parte do seu tempo em coisas que podem te trazer negatividades? É necessário cuidar daqueles lados essenciais como a mente, o corpo, as suas emoções e o seu espírito.

De uma forma didática e bem resumida nós lstamos exatamente aqueles que são os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes constantes no livro escrito por Stephen Covey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *