Pai Rico, Pai Pobre

Um dos autores do livro Pai Rico Pai Pobre, o Robert Kyiosaki, teve dois pais: O biológico e o adotivo. O pai biológico era um trabalhador da classe média e chegou a se formar na faculdade.

Desenvolveu trabalhos para o governo executando tarefas estáveis e consideradas boas. Porém, ele é considerado o Pai Pobre porque enfrentou muitas dificuldades financeiras após a aposentadoria.

O outro pai não chegou fazer sequer o ensino médio, mas chegou a ser um grande empreendedor, e com alguns negócios ele se tornaria uma das pessoas mais ricas do Havaí. Este é considerado no livro o Pai Rico.

Kyiosaki recebeu constantemente instruções dos dois pais e afirma que todo sucesso e riqueza acumulada hoje é fruto desses ensinamentos recebidos, em especial aos que veio do Pai Rico.

Assim Kyiosaki resolveu escrever o livro Pai Rico Pai Pobre que trata da educação financeira rumo ao sucesso.

As formas de ganhar dinheiro

É necessário compreendermos que existem duas formas de as pessoas ganharem dinheiro, como também existem duas formas para perdê-lo. Vamos saber quais são:

O trabalho faz você ganhar dinheiro através de seu salário ou de alguma renda na poupança ou de aluguel de uma casa, por exemplo. Esse valor é chamado por Kyiosaki de Ativo, pois ele acaba por gerar mais renda para você.

Assim as duas formas de ganhar dinheiro são: Renda e Ativo.

As formas de perder são as seguintes: Despesas, que pode ser com alimentação, transporte, saúde e outros.

Os passivos também são considerados nesse caso. Como por exemplo, é algo que você possui mas que carrega de você seu dinheiro todos os meses.

Exemplo de passivos são os carros sobre os quais você precisa pagar impostos, abastecer ou fazer as manutenções periódicas. Um celular também é outro passivo. Esses fazem com que você tenha ainda mais despesas.

Na prática trata-se de conceitos bem simples, mas o fato de fazer a diferenciação entre um e outro é o primeiro passo que você pode dar para diferenciar os ricos das outras pessoas.

O ativo e o passivo são assim diferenciados: O primeiro inclui dinheiro no seu bolso, enquanto o segundo tira o dinheiro do seu bolso.

O padrão de fluxo de caixa

O dinheiro é um acentuador do padrão de fluxo de caixa que você possui. Explicando essa questão: imagine que se você tem um padrão de gastar exatamente tudo o que ganha, e isso é o caso de quase todas as pessoas do mundo, então você terá um aumento de dinheiro mas consequentemente um aumento de despesas.

Nesse caso a educação tem que ser focada não em saber como ganhar mais dinheiro, e sim, como você deve gastá-lo, como você deve fazer após ganhá-lo.

Na classe baixa predomina a despesa, enquanto as pessoas ricas cultivam constantemente os ativos. Enquanto isso a classe média vai comprando passivos imaginando estar comprando ativos.

A casa, é um investimento ativo ou passivo?

Se você comprar uma casa terá adquirido um ativo ou um passivo? A resposta para esta questão é: Depende! Imagine que:

– uma casa é um passivo quando você tem que pagar os impostos devidos e fazer as manutenções periódicas e necessárias. Porém, pode se tornar ativo quando você aluga e o que ganha, bem como a sua valorização, ultrapassa os valores que você emprega no passivo.

É necessário portanto antes de sair comprando casas imaginando ser ativo, colocar as ideias na balança para perceber se a compra dessa casa é de fato um bom investimento.

Como ficar rico?

Para você ficar rico ou permanecer rico é necessário que já tenha nascido rico ou então descubra formas de ganhar mais do que aquilo que você gasta. Isso significa que você precisa ganhar mais no trabalho ou mesmo aumentar a sua renda adquirindo os ativos.

Para ficar rico não basta apenas trabalhar mais, e sim pensar e agir como os ricos pensam e agem! E como eles pensam e agem?

Os ricos estão constantemente empenhados para aumentar o conjunto de seus ativos. Dessa forma, o dinheiro é para investir, seja abrindo negócios próprios ou comprando imóveis, e outras coisas.

O resultado disso é que após algum tempo eles terão uma renda gerada sem que tenham feito algum esforço a mais trabalhando. É aí que começam a utilizar seu dinheiro para bancar os seus luxos.

As demais pessoas se importam primeiramente com os passivos, elas buscam a luxuosidade comprando os melhores carros, os melhores celulares, as melhores casas, e dessa forma deixam de lado todo o ativo e passam a ser reféns do trabalho.

É importante destacar que você não deve trabalhar só pelo dinheiro, mas na verdade o que deve ser feito é aprender a fazer com que o dinheiro trabalhe para você. Isso é um fato que não é fácil de conseguir, mas é totalmente possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *