Aprender a vender se tornou uma obrigação

Por que aprender a vender?

A venda é uma arte. Mas ao contrário de muitas outras formas de arte, a arte de vender é algo que a maioria precisa levar mais a sério e aprender técnicas e não só “aprender técnicas” e sim praticar pois só a prática levará a excelência.

Do que adianta ser muito técnico em algo se você não consegue vender a sua arte?

Muitos profissionais falham por não saber vender, seja VOCÊ como profissional ou a sua expertise e muitos falham nesse quesito as vezes entrando em uma batalha de preço sem sentido ou até mesmo cobrando barato para “solucionar um problema”. Na vida você sempre venderá, sempre e você precisa desenvolver suas habilidades e se posicionar “diferente” no mercado, mercado esse, extremamente competitivo.

É muito fácil escutar GURUS do mercado falando “Faça isso, isso e aquilo”, “Leia tal livro e aplique dessa forma” porém na verdade somente a prática vai levar a excelência e não adianta você decorar processos prontos, de vendas, que não vai adiantar. Só vai lhe deixar ainda mais obsoleto.

Vá para a rua, leve vários “NÃOs” e aprenda com os seus erros. Erra dói? Não dói rs.

Evolua a sua capacidade de se comunicar e mude de vida, literalmente…

Consegue se imaginar cobrando, por exemplo, 300 mil reais em um aplicativo mobile? Ou vendendo uma consultoria por 10 mil reais? Você pode achar impossível porque não conhece o mundo das vendas…

O ser humano normalmente está em busca de resultados e querem reduzir o máximo de risco possível. Vamos a prática?

Cliente: Eu quero um e-commerce, estou fazendo no wix e já está quase acabando, queria colocá-lo no ar.

Você: No Wix? uma vez eu ouvi que não se constrói um castelo em terreno alugado rs…

Cliente: Como assim?

Você: Quando você usa um template de uma plataforma “free‘ e 100% Drag and Drop você fica a mercê da plataforma, se a mesma inicia um processo de renovação dos templates antigos por novos templates existe uma chance do seu website absorver uma série de erros e olha que eu nem estou falando do “risco de segurança” que é evidente. Já imaginou ter um dado pessoal de um cliente exposto?

Tem duas escolhas, continuar com a plataforma free utilizando recursos existentes nela e montando todo o seu “Castelo” dentro de um terreno alugado onde você não tem controle algum das tomadas de decisão ou fazer a escolha, que eu acho a melhor delas, criar uma plataforma do zero e garantir que seus clientes tenham os dados seguros além do total controle sobre as ações da ferramenta podendo assim, escalar, sem ter dores de cabeças futuras.

Cliente: Sério? Não sabia disso :s

Você: Foi ótimo ter conversado com você pois a 1 (um) ano atrás passei por um problema semelhante e quase perdi toda a minha estrutura, por cometer esse mesmo erro, agora, estou lhe falando para que você não cometa esse mesmo e fuja desse risco evidente que poderá ocorrer. O Checklist é esse:

  • Contratar um servidor de hospedagem;
  • Instalar algum CMS e criar o seu e-commerce do zero;
  • Contratar serviços de segurança e manter o seu “Site Blindado”;
  • Escrever Políticas de pagamento, uso e privacidade;
  • etc, etc…

Isso tudo deixará o seu negócio mais seguro 🙂

Cliente: Nossa, muito bom saber disso. E quanto custa para fazer tudo isso?

Quando surgir essa frase pode ter certeza que você “vendeu” e “conquistou” a confiança daquele cliente, poderá adiar por uns dias, pois a pessoa normalmente reflete em relação ao investimento e faz cálculos pessoais mas é tiro e queda.

Viu?

O jogo funciona mais ou menos dessa forma, lógico que tem outros elementos complementares, como por exemplo deixar o Marketing Pessoal “em dia” antes de ir até esse cliente e outros…

Apresentar os benefícios e não as características, reduzir o risco, tratar muito bem as objeções e conquistar a confiança do cliente transparecendo instantaneamente que você é uma autoridade no assunto, boas coisas acontecem.

Até o próximo artigo!

 

 

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