Preço x valor. Ativando o segundo o preço é irrelevante…

Você conhece a diferença entre preço e valor? Aliás, você sabe que existe uma diferenciação entre preço e valor?

Independente de sua resposta, este artigo busca fazer a diferenciação entre preço e valor de um produto ou serviço. Isso porque existe uma grande diferença entre esses dois itens.

A princípio, o que o seu cliente paga refere-se ao preço, já o valor tem relação direta com os benefícios. Compreender essa situação é imprescindível para que você possa ativar o valor e transferir a ideia para o seu cliente de que o preço é irrelevante.

Mas antes de criar valor para seus produtos e serviços e dessa forma ativar o valor deles, é necessário compreender bem o que significa o valor e o preço.

O que significa o valor

A questão de valor de um produto ou serviço é relativa pois relaciona-se com cada pessoa dependendo da sua necessidade e do grau de satisfação que este produto ou serviço lhe trouxer. Também tem a ver com a forma que fará uso daquilo que foi adquirido.

Para que você possa compreender melhor, lançaremos mão de um bom exemplo:

Imagine que sua esposa possui muitos sapatos de modelos, marcas e cores diferentes. Diante de um mundo de sapatos existentes em sua casa, ela decide comprar um outro par de sapato.

Com isso você acha extremamente desnecessário e um gasto inútil para adquirir este produto. A questão é que você não consegue perceber o valor que agregará a ela este novo sapato para a próxima festa do final de semana.

Aqui é importante compreender que sua esposa está adquirindo o sapato pela satisfação que lhe trará em utilizá-lo. Deve também lembrar que ela ponderá não apoiar a sua ação de comprar o ingresso para assistir a um jogo de futebol.

Neste caso, para ela pode não haver nenhuma satisfação em ver um grupo de pessoas correndo atrás de uma bola em meio a um gramado, mas calçar um sapato novo e apresentá-lo na festa seguinte, é de fato um momento sem igual.

O que significa o preço

O preço não tem valor e se refere a quantidade de dinheiro que você dispensa para adquirir um produto ou serviço. Nesse caso não se tem uma explicação sobre o benefício que se trará ao adquirente.

Daí surge a necessidade de ativar o valor para o seu produto ou serviço e assim gerar benefício para o cliente.

Preço x Valor: Como ativar o segundo

Teoricamente falar sobre a criação e ativação de valor é algo bem simples. Porém, na prática existe um contexto bem amplo que você deve considerar. Nele deve conter as respostas para as seguintes questões:

– o que você vende?

– qual o mercado que você atua?

– como se comporta esse mercado?

– seus concorrentes vendem o mesmo produto?

– como seus concorrentes fazem para vender?

– qual é o seu público-alvo?

– você faz atendimento personalizado?

Para criar valor ao seu produto ou serviço é necessário tratar o cliente como um indivíduo, ou seja, atendê-lo de forma personalizada. Isso porque não basta que a empresa se dedique a desenvolver e melhorar continuamente seus produtos e a oferecer preços competitivos.

Nada disso alavancaria seu negócio se o foco não estiver no indivíduo, na sua forma de definir individualmente o que é valor, os benefícios que o produto ou serviço lhe trarão.

Isso significa que tanto desenvolvedor quanto vendedor devem conhecer as necessidades de cada indivíduo para se oferecer aquele produto que de fato seja a solução para seus problemas.

Como as empresas de sucesso criam valor

As empresas de sucesso estão constantemente em um processo de criação de valor aplicado aos seus produtos e serviços oferecidos, e com isso geram um índice alto de satisfação nos clientes.

Para chegar a esse patamar, essas empresas seguem alguns passos, que são resumidamente:

– a criação de um relacionamento fixo com o cliente a partir do oferecimento de um produto de qualidade capaz de gerar a sua fidelização;

– pesquisam constantemente sobre o perfil de seus clientes para desenvolver produtos e serviços que sejam personalizados;

– todos os departamentos da empresa se dedicam a criar valor para o cliente, e não apenas tem em foco as suas atividades particulares;

– estão constantemente atentos ao comportamento dos seus concorrentes.

Como você pode criar valor para os seus clientes

Dê respostas para as seguintes perguntas e assim você poderá dar início ao processo de criação de valor para os seus clientes:

– como identificar aqueles melhores clientes?

– você consegue passar valores para estes clientes? Como e qual?

– quais opções estão disponíveis para seus clientes para obter valor?

– quais problemas seus clientes enfrentam quando fazem negócios com sua empresa?

– quais as medidas que sua empresa devem tomar para minimizar esses problemas?

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