Princípio 80/20

Neste artigo iremos fazer um resumo sobre o livro “princípio 80/20 escrito por Richard Koch e lançado pela Editora Gutenberg.

Neste livro o autor procura identificar aqueles 20% que são os responsáveis por gerar resultados grandes e significativos.

A compreensão do Princípio 80/20

É um fato interessante que cerca de 80% da riqueza que encontramos no mundo está detida nas mãos de apenas 20% da população. Mas os fatos não ficam por aí:

É comprovado que 80% dos crimes praticados quem está à frente são 20% dos criminosos;

E cerca de 80% da cerveja que é produzida no mundo inteiro é bebida por apenas 20% das pessoas que bebem cerveja;

Além disso, 80% do trânsito existente no mundo está localizado em apenas 20% de todas as avenidas e ruas;

Também interessante é que 80% de todo o tempo que você tem livre, você utiliza apenas 20% de suas roupas.

Apesar de ser fatos interessantes e que despertam a curiosidade de todas as pessoas, essas são questões reais que todos nós convivemos no mundo atual. É de fato uma grande desigualdade existente no universo, não acha?

O princípio 80/20 é comumente observado no dia a dia e nas mais distintas situações. Ele também recebe o nome de princípio de Pareto.

É igualmente interessante destacar que não necessita ser exato 80%, mas algumas variações podem ocorrer, tipo: 85/30, 98/5, 75/10, e assim por diante.

Porém, diante disso você deve ter foco no que é o ponto principal: A menor parte dos recursos existentes é responsável pela maior parte dos resultados.

Esse princípio tem o poder de impactar a sua vida, ele influi diretamente em todos os seus negócios, nas suas interações sociais e em qualquer outro tipo de relacionamento.

O princípio 80/20 e seu impacto na vida

Os seus negócios

Procure imaginar você abrindo exatamente agora algum negócio, com toda certeza já possui muitas atividades para desenvolver. Então procure aplicar o princípio 80/20 nesse negócio e você perceberá facilmente que 80% de todas essas atividades contribuirão ou contribuem com a porcentagem bem pequena nos resultados de sua empresa.

Já por outro lado, uma pequena parte dessas atividades contribuem grandemente com a maior parte de todos os seus ganhos.

Você poderia ver essa questão e terceirizar aquelas tarefas que trazem menor impacto para sua empresa. Como também fazer o descarte de outras aparentemente desnecessárias. Com essa atitude 80% de todo o seu tempo ficaria livre para você focar nas tarefas que geram um grande impacto em seu negócio.

Com isso você poderá aumentar de forma drástica todos os seus ganhos. Mas não fica apenas aí: Imagine você se dedicando ao dobro, ou seja, 40% do seu tempo, então você alcançará 160% do resultado.

Além disso, terá disponível muito mais tempo livre e isso certamente seria uma grande mudança em seu negócio como também sua vida.

As interações sociais

Imagine você interagindo com muitas pessoas com o intuito de fortalecer toda a sua amizade com o máximo de pessoas que você conhece. Para obter isso você dedica igual quantidade de tempo para todas essas pessoas.

Porém, o tempo vai passando e você também vai percebendo que a maior parte dos resultados considerados positivos vem de uma parcela bem pequena desse grupo de pessoas amigas.

Dessa forma, você decide dedicar mais tempo àquelas pessoas que você considera mais importantes, ou seja aquelas que trazem maiores impactos na sua vida. E assim você consegue obter cada vez mais resultados mais positivos.

Outro fato é que você ficou com mais tempo disponível no seu cotidiano permitindo se dedicar mais a outras coisas, como o trabalho, os estudos, os exercícios rotineiros e a saúde, só para citar alguns como exemplos.

Os seus relacionamentos em geral

Para exemplificar o entendimento dessa questão nos relacionamentos, imagine uma pessoa que passa o dia inteiro trabalhando e após isso vai para casa de sua namorada. E depois da proeza de algumas horas juntos, ela pode reclamar dizendo que ele dedica pouco tempo ao relacionamento dos dois.

A princípio ele não consegue entender muito bem a questão. Por outro lado, percebe-se que o tempo empregado não valeu muito a pena pois ele esteve mais focado em ficar assistindo televisão. Isso significa que a maior parte do tempo dele com ela gerou um resultado bem baixo (20%) para essa relação.

Outro casal poderia até ter passado bem menos tempo juntos, mas durante todo esse tempo ele dedicou totalmente a sua namorada, gerando assim um resultado muito mais significante e maior em seu relacionamento.

O que citamos acima foram os principais exemplos de como o princípio 80/20 é e pode ser aplicado na vida e nos negócios de qualquer pessoa. É importante frisar que as situações são variadas.

É fato também que quanto mais você conseguir o que busca, menores serão os seus esforços e maiores resultados você obterá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *