Sobre

#EMPREENDERNOSMOTIVA

Nesse artigo eu vou falar sobre:

  • Minha Origem
  • Como eu iniciei no mercado de trabalho.
  • Caminhos que percorri e o que aprendi com tudo isso.
  • Como larguei o meu emprego e comecei  a criar negócios.
Me chamo Ygor Canazar, sou formado em design gráfico pela faculdade SENAC, nascido em um município chamado São João de Meriti na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e posso dizer que hoje, com 25 anos de idade, já passei por muita coisa boa e ruim que serviram para blindar o meu cérebro elevando a minha capacidade de errar e me recuperar rapidamente.

 

Vou contar toda a minha história, dos pontos tristes até o pontos mas felizes.
A minha história como profissional iniciou-se no ano de 2009 quando tinha 17 anos de idade e tive uma grande oportunidade de trabalhar em um escritório de contabilidade, meu primeiro emprego, esse escritório atendia as maiores empresas do bairro em que morava. Eu tive a chance de entender e aprender sobre MUITA coisa relacionada ao mundo da contabilidade por mais que só ficasse na maioria do meu tempo organizando documentos de empresas e operando um software de emissão Nf-e mas eu tinha uma característica de sempre “perguntar as coisas” e observar processos de trabalho. Trabalhei nesse escritório por 6 meses.

 

Posteriormente, com 18 anos, consegui um trabalho como Auxiliar Administrativo em uma empresa renomada do mercado de Oil & Offshore liderada por Capitães de Longo Curso da Marinha Mercante do Brasil. Nessa empresa eu tive a oportunidade de conhecer grandes líderes e mesmo trabalhando em algo tão operacional sempre que tinha oportunidade me aproximava para aprender um pouco mais sobre liderança, negócios e toda essa disciplina militar me fez muito bem porque eu aprendi de maneira prática a importância de uma hierarquia. Trabalhei como Auxiliar Administrativo por um ano e fiz várias coisas que bacanas, como por exemplo, homologar documentos na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro onde conheci pessoas do ramo Marítimo e Offshore no qual tenho contatos até hoje.

 

Estava empolgado com a empresa e sempre dei o meu melhor. Um dia, não me lembro muito bem a data, eu senti umas dores esquisitas no meu peito que era conduzida até a perna direita e eu pensei “Deve ser alguma espécie de gases ou algo que não me fez muito bem” e fui dormir, durante a madrugada essa dor se intensificou e eu tive que ir ao médico, as pressas.

 

Chegando no médico e passando por todos os trâmites necessários eu fui diagnosticado com um problema de saúde muito grave que quase me levou a óbito, que foi uma Embolia Pulmonar. Isso mesmo, Embolia Pulmonar, eu fui um paciente e sobrevivente desta doença e fiquei pelo INSS nada época por um período de 3 meses. Idas e vindas do CTI e todo aquele cenário difícil que a minha vida se tornou eu só pensava em “me recuperar, dar a volta por cima”.

 

Os 3 meses se passaram e eu consegui retornar ao mercado de trabalho. Foram meses duros mas voltei em busca do meu sonho. Continuei nessa empresa, trabalhando duro, fazendo hora extra e me dedicando como nunca antes.

 

E com 9 meses após tudo isso, surgiu uma grande oportunidade. Na época fazia cursos sobre Design Gráfico e Web Design na escola S.O.S e também na antiga Seven Computação Gráfica. Eu sempre fui muito curioso e sempre mandei bem em ferramentas de edição, ficava mergulhado no youtube vendo centenas de tutoriais por semana e aprendendo diversos processos de trabalho porém estava matriculado na faculdade Estácio de Sá cursando Administração de Empresas. Um pouco confuso né? Um cara que fazia faculdade de Administração de Empresas estudando e aprendendo sobre Design e Web Design? Muito confuso mesmo e eu tive que tomar uma decisão.

 

Lembra da Oportunidade? Era uma oportunidade de trabalhar no time de pesquisa e desenvolvimento dessa mesma empresa Oil e Offshore e não poderia perder essa chance. Na mesma semana, por conta própria fui na faculdade, tranquei a minha matricula e na semana seguinte já estava matriculado na faculdade de design gráfico.

 

Fiz um teste na empresa e fui aprovado! Era o novo Web Designer da Empresa. Foi um momento muito importante na minha vida e ali tudo começou a fazer sentido.

 

Trabalhei como Web Designer por 3 anos e participei de toda a estrutura web do primeiro Simulador de Passadiço hidrodinâmico do Brasil, o SIMNAV. E fiz essa Landing Page que está no ar até hoje…

 

 

Após esses três anos e mais experiente no mercado, tive a oportunidade de trabalhar em uma startup de serviços financeiros e lá consegui aprender MUITA coisa boa. Fui responsável direto por toda UI e UX de um produto chamado SITCARGA além de criar telas em HTML “raiz” para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Nessa startup eu desenvolvi o meu primeiro aplicativo mobile em conjunto com o time de desenvolvimento e a minha primeira plataforma SaaS (Software as Service).
 
Foram 9/10 meses de muito aprendizado! Mas eu senti que o meu ciclo estava acabando e segui para uma outra empresa. Dessa vez foi uma startup especializada em Geolocalização e IoT (Internet das Coisas).

 

Nesse meio tempo, já apaixonado pelo cenário empreendedor, ter tido a oportunidade de participar de boas reuniões e aprendido um pouco mais sobre o cenário do empreendedorismo nasceu a Agile Bikes, que você conhecer clicando aqui.

 

Nessa empresa de IoT e Geolocation foi bem interessante, eu nunca tinha aprendido tanta coisa em um curto espaço de tempo em toda a minha vida. Imagina você chegar em uma empresa e o CEO falar pra você “Ygor, faz um protótipo para a Nissan da nossa plataforma que será exposta para o COI (Comitê Olímpico Internacional). Maneiro né? Eu percebi que estava jogando um jogo muito grande e que era a minha grande oportunidade de crescer como profissional. Aprendi muita coisa boa e conheci mercados extremamente interessantes que no futuro iriam fazer total sentido.

 

Participei de projetos para essas grandes empresas, Coca-Cola Andina, Nissan, Jogos Olímpicos do Rio, Concremat Engenharia, Vale, Oi, Rede Globo, PMRJ, Ambev, Unidas, Manserv, Serede…

 

 

Muitas né?

 

Fiquei lá por uma ano e criei um vasto portfólio de produtos, consegui muita bagagem e foi primordial para a minha evolução técnica e mental.

 

Trabalhei por um ano nessa empresa e posteriormente aceitei um desafio. Fui ser Coordenador de Projetos em uma Agência de Publicidade e Marketing, aqui no Rio de Janeiro.

 

Nessa eu fiquei por pouco tempo, 2 meses e participei de um projeto vinculado a TIM, que teria o intuito de inovar em ponto de vendas levando um pouco de MRM (Mobile Resource Management) para levantamento de dados e necessidades em campo.

 

Posteriormente, fui para um empresa especialista em Experiência do Usuário!

 

Foi mágico, tive a oportunidade de realizar vários projetos bacanas e entender conceitos únicos de User Experience e Product Development. Imagina, participar de um pedaço do visual designer do website do Rock in Rio? Eu tive essa honra além de outros projetos como Blue Note Jazz, Musicalize, Aplicativo G1 Enem e Srcom.

 

 

Criei do zero o website da maior empresa de eventos do Brasil, criadora de eventos como Abertura e fechamento dos Jogos Olímpicos, Revezamento da Tocha Olímpica, Digital Stars By Fanta, Jornada Mundial da Juventude, Wired Brasil e outros.

 

 

Então, são 7/8 anos intensos conhecendo cenários incríveis no mercado de trabalho. Conhecendo muita gente boa e aprendendo (sem hesitar) de forma contínua.

 

Ygor, você já fez muita coisa pra 25 anos, eu digo que pode ser que sim rs mas eu aprendi que a vida pode acabar de um hora para a outra e que nós jamais podemos ficar parados esperando que algo caia do céu. Por mais insano que isso pareça, existem duas saídas, a primeira é chorar por não ter nascido em um ciclo social que me proporcionasse benefícios reais desistindo de quase tudo e me entregando ao inevitável ou pensar de maneira oposta utilizando a escassez de oportunidade como combustível para crescer.

 

Hoje, sou criador de um negócio que possuí três produtos no mercado, a Lymn Tech (Wappfood, Agile Bikes e IoTrade).

 

Tenho esse blog como uma missão pessoal onde faço o que posso para ensinar que VOCÊ também adquirir novas habilidades e empreender.

 

Se alguma vez você se perguntou:

 

  • Como eu consigo empreender?
  • Como eu consigo criar ativos digitais usando a minha criatividade?
  • Como eu posso mudar a minha mentalidade e me tornar um empreendedor de sucesso?
  • Como eu posso me planejar para atingir meus objetivos?
  • Ou qualquer outro questionamento sobre o cenário empreendedor…
…Você está no lugar CERTO.

 

O que eu tenho a lhe falar é o seguinte:
 
Se você parar para pensar, a maioria dos profissionais não estão interessados em aprender conceitos de Empreendedorismo e Negócios. Muitos aprendem a parte prática na faculdade ou na vida e seguem em busca do emprego dos sonhos porém não conseguem encontrar esse tal emprego e trabalham de forma intensa para no fim do mês ganhar aquele pequeno salário.
 
A questão é que existem diversas formas de você monetizar a sua arte e criar negócios e ativos digitais que aquecerão as suas finanças. Para tanto, é necessário encontrar meios de aquecer a sua mentalidade e aprimorar a sua forma de trabalho aprendendo conceitos únicos de PNL, Vendas, Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Marketing…
 
Se você descobrir oportunidades de aquecer as suas receitas e aprender de uma vez por todas a criar ativos digitais que reduzam seu tempo, sua renda com certeza irá aumentar.
 
Parece bastante interessante?

 

Informe seu e-mail abaixo e clique em “ASSINE JÁ” para receber gratuitamente nossas atualizações.