Tipos de Pitch (Sentence, Elevator, Deck, Investor). 8 passos:

Você já pensou fazer um pitch impactante para sua empresa? Se ainda não, saiba que já está na hora. Mas, se você parou nesse artigo porque está em busca de informações sobre como fazer um pitch, então chegou ao local certo!

Neste artigo falaremos sobre os tipos de Pitch e os oito passos para você criar um pitch com impacto necessário para sua empresa.

Mas antes disso, faremos uma breve consideração sobre o que é o pitch. Continue lendo conosco!

Você já sabe o que é Pitch?

O pitch refere a uma apresentação não muita extensa e que geralmente se estende de 20 a 30 minutos. Trata-se de uma técnica que se utiliza da fala para fazer uma apresentação concisa de seu negócio.

O objetivo maior do pitch não é a priori fechar um negócio, mas apresentar inicialmente a sua ideia para um grupo de clientes, ou investidores ou até mesmo parceiros.

Com o pitch a ideia é colocar esse cliente, investidor ou parceiro em um caminho de etapas, que obviamente deverá combinar com a venda ou o investimento ou a parceria.

Mas com o pitch apresenta-se o negócio para então convocar o grupo para um próximo passo, que pode ser por exemplo, uma reunião para mais detalhes.

Agora que você ficou por dentro do que se trata o pitch certamente é hora de conhecer os três tipos principais.

Os principais tipos de Pitch

São três os principais tipos de Pitch, que vocês conhecerá agora:

Elevator: Esse tipo de pitch deve ser apresentado em no máximo 1 minuto. Com ele você apresenta seu negócio, mostra a oferta do seu produto ou serviço e informa o seu contato.

Apresentação do negócio: Esse Pitch pode ter duração de 5 a 10 minutos, e com ele você faz a apresentação do quem sou, fala sobre o seu negócio e a sua proposta de valor.

Deverá incluir também as informações sobre o seu produto, o mercado que abrange, o diferencial, e em que estágio está atualmente. Poderá falar também sobre a questão do pedido, o potencial desse e deixar um contato.

Sumário executivo: Nesta apresentação deve ser detalhado o plano de negócio em um período de tempo entre 15 a 20 minutos.

Conheça agora os oito passos para criar um pitch

A criação de um pitch deve necessariamente seguir uma estrutura que está distribuída entre oito passos simples. Na sequência, você os conhecerá e terá a oportunidade de criar o seu próprio pitch.

Manchete

Com a manchete visa-se causar um impacto através da utilização de uma frase que contenha algum dilema. Lembre-se que essa frase deve ser impactante o suficiente para ficar guardada na memória do grupo.

Abertura

Com a manchete chamando atenção para aquilo que você vai apresentar, dê continuidade falando seu nome e o nome da sua empresa ou negócio. Neste passo você poderá fazer uso de alguma imagem que resuma a apresentação.

Sobre a equipe

Nesse passo você falará sobre o seu time mostrando a trajetória de seu pessoal, bem como o perfil. Com isso pretende-se buscar a credibilidade para conseguir o sucesso. Para tanto, faça menção sobre as competências e o que ainda se pretende buscar.

Qual o problema

Neste quarto passo a ideia é identificar o problema a ser resolvido, a principal Persona que sofre com o problema e necessita de solução. Neste passo é importante deixar bem claro quem sofre com o problema e como pretende resolver este problema.

Você poderá fazer uso de uma história em que aponte fatos e dados que justifiquem a relevância da solução.

Como resolver

Neste passo você deve descrever de uma maneira bem simples a solução para o problema. Explique com total clareza como esse problema será resolvido. Poderá falar sobre a concorrência, ou seja, o mercado em si, e aponte qual é o seu diferencial, no intuito de mostrar que é o melhor.

O modelo de negócio

A ideia aqui é descrever de forma geral o funcionamento do seu negócio. Faça a explicação de como será a receita e o emprego dos dividendos ao longo do tempo. Deixe claro como conseguir aos clientes e o que fará para mantê-los.

O estágio do projeto

Nesse passo a ideia é apresentar qual é o estágio atual e o que já se alcançou até o momento como resultado, suas projeções. Para apresentação dessa parte poderá ser contada uma história que mostre a evolução até o estágio atual.

Faça o fechamento

No último passo faça o fechamento indicando para o grupo o quê é necessário no momento para avançar com o projeto. Explique quais serão os próximos passos dentro do negócio e onde deverá ser investido todo o dinheiro recebido.

Finalize convidando o grupo para um novo encontro e deixe sempre no ar aquela sensação de que coisas melhores virão. Você ainda poderá presentear a plateia com algum item relativo ao produto ou serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *