Vá em eventos de preferência “Não da sua área” e faça networking

Você é um profissional freelancer? Saiba que mesmo trabalhando em horas vagas em trabalhos freelancer, ou mesmo sendo um empresário desse ramo de negócio, ainda assim é necessário fazer Network. E para que isso seja plenamente alcançado você deve frequentar eventos.

O interessante a destacar é que você deve ir a eventos de preferência aos que não são de sua área. Mas é claro que aqueles que pertencem à sua área, você deve sim frequentar.

A questão é que se você faz trabalhos freelancer em design, não adiantar só ir em evento de “design” por exemplo, você precisa de ir em eventos de todos os tipos para vender para pessoas que estão precisando do seu serviço.

Compreendeu agora a jogada?

Em eventos diferentes da sua área também existem pessoas que estão em busca dos seus produtos e serviços. E é importante destacar que o seu networking precisa ser volumoso e diversificado, e isso é possível conseguir a partir da frequência regular em eventos dentro e, de preferência, fora da sua área de atuação profissional.

Os eventos fora da área x network

Muitas são as pesquisas divulgadas no mercado sobre frequentar eventos e sua relação benéfica para o profissional freelancer. Em todos os resultados das pesquisas o principal motivo apontado em frequentar eventos é a oportunidade de criar e aumentar o networking.

É por esta questão que quem organiza eventos não deve deixar de incluir a oportunidade de os participantes criarem e aumentarem a sua rede de contatos profissionais, seja no tato pessoal ou mesmo utilizando de tecnologias.

Uma dessas pesquisas que nos referimos é a Decision to Attend, na qual foram entrevistados cerca de 7 mil pessoas. Uma das perguntas era sobre o que motivava a participar de um evento. Cerca de 75% responderam que era a possibilidade de fazer Network.

Outro dado bem interessante é que quando separados os entrevistados mais jovens, esse percentual subiu para 84%.

A explicação para esta questão é que os jovens têm uma maior necessidade de fazer o Network Porque estão em seu início de carreira, e a forma mais viável é frequentando eventos, em especial aqueles que não são da sua área de atuação profissional.

Eventos da área x eventos de Outra área

Quando você frequenta eventos dentro da sua área de atuação profissional é óbvio que irá criar sim uma rede de contatos profissionais, e quanto mais eventos você frequentar dentro da área, maior é a chance de você ir aumentando esse network.

Mas é importante destacar que se você trabalha oferecendo produto ou serviço dentro da área de design, por exemplo, ao frequentar um evento nesta área, certamente encontrará pessoas iguais a você: Que oferecem o mesmo produto ou serviço.

Às vezes esse produto ou serviço pode até ter algum diferencial em relação ao seu, ou vice-versa, mas na Essência, dentro da área de design, provavelmente todos têm capacidade suficiente para criar e oferecer bons produtos ou serviços.

Por outro lado, frequentar eventos em outra área que não é a sua de atuação também consegue criar e aumentar a sua rede de contatos profissionais.

Interessante é que dentro de outras áreas existem pessoas que necessitam dos produtos e serviços de design, considerando o exemplo que estamos dando desde o início deste artigo.

A ideia é que você venda seus produtos e serviços para pessoas diversas, e as chances disso acontecer poderão ser maiores quando você vai em eventos de todos os tipos, sem ficar preso assim aos eventos da sua área.

E se você não tiver afinidade pelo tema do evento

Você até pode não ter afinidade e interesse necessário no tema daquele evento. Mas na estratégia que estamos lhe passando neste momento, o foco, por vezes, não é o tema adotado, e sim, a grande oportunidade de você fazer network.

Baseado nas pesquisas existentes no mercado como a que citamos Logo no início do post, e também com as informações que você já tem conhecimento, fica claro o potencial que os eventos de todos os tipos possuem para todos os profissionais.

Se você é um profissional freelancer, e Independente de trabalhar em uma ou mais áreas, você deve frequentar eventos de todos os tipos e agilizar a criação e manutenção de seu Network.

O seu Network diferenciado possui clientes em potenciais para adquirir o seu produto ou serviço. E lembre-se que, se você ainda é jovem, essa necessidade de frequentar eventos de todos os tipos e fazer Network é ainda maior.

Não perca tempo e se lance no mercado: Vá a eventos variados independente da área e do tema abordado e faça o seu networking tão necessário para o sucesso de um profissional.

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